Câmara parabeniza as professoras Valdina e Valdineia por lançamento de revista pedagógica
18/11/2025 - A revista nasceu com o propósito de valorizar o trabalho docente e compartilhar experiências reais
Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira, 17 de novembro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Graciane de Madureira, que parabeniza as irmãs e professoras Valdina Augusto de Souza e Valdineia Augusto de Souza, pelo lançamento da 1ª edição da revista pedagógica Magia e Encanto – Práticas Pedagógicas que Fazem a Diferença, bem como pelo anúncio da 2ª e 3ª edições.

A revista Magia e Encanto nasceu com o propósito de valorizar o trabalho docente e compartilhar experiências reais de sucesso na educação, reunindo práticas pedagógicas inovadoras e reflexões que contribuem para o aprimoramento do ensino. “A iniciativa das professoras Valdina e Valdineia é um exemplo de comprometimento e coragem profissional, transformando a realidade escolar e social por meio do conhecimento e da criatividade”, disse a vereadora Graciane.
Além da continuidade da revista, as educadoras também se preparam para o lançamento de seus primeiros livros infantis, obras que refletem seu compromisso com a inclusão, a sensibilidade e a formação de valores humanos, reafirmando o papel transformador da leitura na vida das crianças e jovens. Valdina estreia com “O Galinho Corajoso” e Valdineia com “A Coruja Cor-de-Rosa”, ambos lançamentos que prometem encantar leitores e fortalecer ainda mais o legado literário e pedagógico das educadoras.
As Professoras Valdina Augusto de Souza e Valdineia Augusto de Souza são reconhecidas como professoras, escritoras, palestrantes e contadoras de histórias, com trajetórias marcadas pela dedicação à educação e à cultura. São mentoras, diretoras e coordenadoras da revista Magia e Encanto, além de membros da FEBACLA (Federação Brasileira das Ciências, Letras e Artes), da AILB (Academia Internacional de Literatura Brasileira) e da Academia Alternativa Pegasiane Brasil, instituição internacional com sede na Albânia, onde foram empossadas, em 2025, como Acadêmicas Imortais Fundadoras e Correspondentes.
Entre suas inúmeras honrarias, destacam-se os títulos de Comendadoras da Cultura Nacional e Popular Brasileira, Chanceleres da Arte e da Literatura, Embaixadoras Culturais da Paz, bem como os prêmios Caneta de Ouro (2023 e 2024), Destaque Cultural (2022) e Mérito Cultural e Educacional (2024). Também receberam títulos de Doutoras Honoris Causa em diversas áreas do conhecimento, como Educação, Literatura, Literatura Infantil, Neuro psicopedagogia, Educação Infantil e História das Religiões, demonstrando a amplitude e a relevância de suas contribuições.
“Hoje, ambas são professoras aposentadas, mas continuam contribuindo ativamente com a educação, sendo motivo de orgulho para o nosso município, que muito tem se honrado com suas conquistas, não apenas em Paraguaçu Paulista, mas em todo o Brasil e também no exterior. Como professora, sinto-me imensamente honrada em poder, através desta moção, reconhecer todo o trabalho dessas educadoras, que não apenas transmitem conhecimento, mas também oportunizam que outros docentes compartilhem suas experiências e inspiram novos profissionais e futuras gerações a acreditarem na força transformadora da educação”, finalizou a vereadora Graciane de Madureira.
Fonte: Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara
25ºC - 18ºC


26ºC - 12ºC