Segunda-Feira, 01 de Junho Paraguaçu Paulista 23ºC - 12ºC veja mais

Câmara parabeniza as professoras Valdina e Valdineia por lançamento de revista pedagógica

18/11/2025 - A revista nasceu com o propósito de valorizar o trabalho docente e compartilhar experiências reais


Câmara parabeniza as professoras Valdina e Valdineia por lançamento de revista pedagógica

Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira, 17 de novembro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Graciane de Madureira, que parabeniza as irmãs e professoras Valdina Augusto de Souza e Valdineia Augusto de Souza, pelo lançamento da 1ª edição da revista pedagógica Magia e Encanto – Práticas Pedagógicas que Fazem a Diferença, bem como pelo anúncio da 2ª e 3ª edições.

A revista Magia e Encanto nasceu com o propósito de valorizar o trabalho docente e compartilhar experiências reais de sucesso na educação, reunindo práticas pedagógicas inovadoras e reflexões que contribuem para o aprimoramento do ensino. “A iniciativa das professoras Valdina e Valdineia é um exemplo de comprometimento e coragem profissional, transformando a realidade escolar e social por meio do conhecimento e da criatividade”, disse a vereadora Graciane.

Além da continuidade da revista, as educadoras também se preparam para o lançamento de seus primeiros livros infantis, obras que refletem seu compromisso com a inclusão, a sensibilidade e a formação de valores humanos, reafirmando o papel transformador da leitura na vida das crianças e jovens. Valdina estreia com “O Galinho Corajoso” e Valdineia com “A Coruja Cor-de-Rosa”, ambos lançamentos que prometem encantar leitores e fortalecer ainda mais o legado literário e pedagógico das educadoras.

As Professoras Valdina Augusto de Souza e Valdineia Augusto de Souza são reconhecidas como professoras, escritoras, palestrantes e contadoras de histórias, com trajetórias marcadas pela dedicação à educação e à cultura. São mentoras, diretoras e coordenadoras da revista Magia e Encanto, além de membros da FEBACLA (Federação Brasileira das Ciências, Letras e Artes), da AILB (Academia Internacional de Literatura Brasileira) e da Academia Alternativa Pegasiane Brasil, instituição internacional com sede na Albânia, onde foram empossadas, em 2025, como Acadêmicas Imortais Fundadoras e Correspondentes.

Entre suas inúmeras honrarias, destacam-se os títulos de Comendadoras da Cultura Nacional e Popular Brasileira, Chanceleres da Arte e da Literatura, Embaixadoras Culturais da Paz, bem como os prêmios Caneta de Ouro (2023 e 2024), Destaque Cultural (2022) e Mérito Cultural e Educacional (2024). Também receberam títulos de Doutoras Honoris Causa em diversas áreas do conhecimento, como Educação, Literatura, Literatura Infantil, Neuro psicopedagogia, Educação Infantil e História das Religiões, demonstrando a amplitude e a relevância de suas contribuições.

“Hoje, ambas são professoras aposentadas, mas continuam contribuindo ativamente com a educação, sendo motivo de orgulho para o nosso município, que muito tem se honrado com suas conquistas, não apenas em Paraguaçu Paulista, mas em todo o Brasil e também no exterior. Como professora, sinto-me imensamente honrada em poder, através desta moção, reconhecer todo o trabalho dessas educadoras, que não apenas transmitem conhecimento, mas também oportunizam que outros docentes compartilhem suas experiências e inspiram novos profissionais e futuras gerações a acreditarem na força transformadora da educação”, finalizou a vereadora Graciane de Madureira.

 

Fonte: Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara



MAIS NOTÍCIAS

Tático Ostensivo Rodoviário prende três bolivianos com quase 600 kg de drogas em Palmital

Apreensão gerou ao crime um prejuízo estimado de R$ 570.000,00.

Patrulha Rodoviária prende traficante com maconha e medicamentos para emagrecimento em Cândido Mota

Maconha estava escondida sob o banco traseiro e no interior das portas.

Homem de 42 anos é preso após ser flagrado com cocaína e crack em Palmital

Policiais encontraram ainda mais de R$1 mil em dinheiro.

Homicídios dolosos e estupros aumentam no estado de São Paulo

Casos de agressão física também cresceram

Univesp divulga aprovados no Vestibular 2026 e abre período de matrículas on-line

As matrículas deverão ser realizadas de forma entre os dias 02 e 08 de junho.

Casal é trancado em quarto de casa e feito refém durante assalto em Ourinhos

Trio armado invadiu a residência e roubaram dinheiro, joias e um celular.

Cia Arte das Águas estreia espetáculo de rua inspirado no universo da música sertaneja raiz

Grupo de Ibirá faz apresentação gratuita em Paraguaçu Paulista dia 6/6, sábado, 16h, na Concha

A 5 horas do fim do prazo, 900 mil não enviaram declaração do IR

Receita recebeu 43,1 milhões de documentos desde o início da entrega

ANUNCIE DIVULGUE