Polícia Ambiental apreende mais de 100 kg de peixes pescados ilegalmente durante a Piracema
18/11/2025 - Grupo foi flagrado em trilha às margens de rio em Nantes, mas quatro suspeitos fugiram.
A Polícia Militar Ambiental apreendeu 104,7 kg de peixes nativos da espécie piau-três-pintas, capturados ilegalmente durante o período de Piracema, nesta segunda-feira (17), em Nantes (SP).
O flagrante foi registrado durante a Operação Piracema 2025/2026, às margens dos rios Laranja Doce e Paranapanema.
Durante patrulhamento, os policiais observaram um veículo parado em uma área considerada crítica para a pesca irregular e passaram a monitorar o local. Horas depois, cinco pessoas foram vistas saindo de uma trilha às margens do rio. Quatro delas conseguiram fugir pela vegetação, mas um homem, de 37 anos, foi abordado.
Segundo a corporação, o grupo abandonou duas tarrafas — petrechos proibidos — e o pescado, cuja captura é proibida nesta época do ano devido ao período de reprodução das espécies.

O homem abordado recebeu um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 6.188 por utilizar equipamento proibido, conforme a Resolução SIMA nº 005/21. O valor foi dobrado por se tratar da Piracema.
O caso será encaminhado à Polícia Civil, e o envolvido deve responder criminalmente por crime ambiental previsto no artigo 34 da Lei Federal 9.605/98.
O pescado apreendido, que estava próprio para consumo, foi doado ao Centro Educacional Walter Figueiredo, em Presidente Prudente (SP).

Fonte: G1 Prudente
22ºC - 19ºC


26ºC - 13ºC