Segunda-Feira, 17 de Novembro Paraguaçu Paulista 27ºC - 20ºC veja mais

Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda

17/11/2025 - Afetados por logística ou doenças infecciosas têm direito


Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda

Os participantes que perderam a aplicação de um ou dois dias de provas do Enem afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação do exame a partir desta segunda-feira (17) até as 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília.

“Todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro."

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que haverá apenas uma reaplicação do Enem.

Como solicitar
A solicitação deverá ser feita por meio da Página do Participante, no site do Inep, com login de acesso pela plataforma Gov.br.

Para a análise, o participante deverá inserir um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento, com a data que contemple o dia perdido de aplicação do Enem 2025. 

Situações
Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão a reaplicação do exame garantida.

O ministro da Educação, Camilo Santana, lembrou os candidatos que tiveram o Enem suspenso em Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, após a passagem de um tornado no dia 7 de novembro. O município ficou 90% destruído, de acordo com a Defesa Civil do estado.

O edital de abertura do Enem prevê que o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por doença infectocontagiosa no primeiro ou no segundo dia das provas poderá solicitar a reaplicação. 

Doenças infecciosas
De acordo com o edital do Enem 2025, o participante infectado por uma das doenças a seguir deverá solicitar reaplicação: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela (catapora) ou covid-19.

Problemas logísticos
Para reaplicação, são considerados problemas logísticos que prejudicaram o solicitante como: desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural ou outro erro de execução de procedimento de aplicação.

Análise
Cada caso será analisado individualmente pela equipe do Inep. Somente a aprovação do documento comprobatório garante a participação na reaplicação do exame.

Para os casos em que o pedido for aceito (deferido), as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

O inscrito fará a prova somente do dia em que sua participação foi inviabilizada no Enem

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Papai Noel dos Correios: Agência de Paraguaçu Paulista tem cartinhas disponíveis para adoção

Prazo para ser um padrinho ou madrinha e presentear uma criança paraguaçuense é até 19 de dezembro.

Campanha de renegociação de dívidas ajuda consumidores e aquece o comércio local

Iniciativa promovida pela ACE vai até o dia 29 de novembro.

Feirão de emprego da Cocal oferece 150 vagas em diversos setores em Paraguaçu e Narandiba

Candidatos podem concorrer em funções operacionais, entre os dias 24 de novembro e 15 de dezembro

Aposta de Porto Alegre acerta Mega-Sena e leva prêmio de R$ 99 milhões

Números sorteados foram: 07 - 08 - 09 - 13 - 22 - 53

Vereadores se reúnem nesta segunda-feira, 17, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 24 requerimentos e 3 indicações, destinados ao Prefeito Antian e a Eixo

Polícia prende traficantes com mais de 150 kg de drogas em Ourinhos

Homem de 29 anos e uma adolescente de 17 foram detidos.

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Pesquisa foi liderada por laboratório do neurocientista Eduardo Zimmer

O motociclista e a garupa morreram atropelados após acidente em São Manuel

Vitimas eram irmãos. O acidente aconteceu na madrugada deste sábado (15).

ANUNCIE DIVULGUE