Energisa alinha estratégias para atuação das equipes em mais um fim de semana chuvoso
07/11/2025 - Ventos fortes podem chegar a 90 km/h em algumas localidades.
Antecipando as medidas preparatórias de atuação em situações climáticas severas, as equipes da Energisa Sul-Sudeste já estão alinhadas e de prontidão, aguardando mais um fim de semana chuvoso. Segundo os institutos meteorológicos, a partir desta sexta-feira (7), em vários municípios do Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Paraná devem ser registradas chuvas intensas e ventos fortes, que podem chegar a 90 km/h em algumas localidades, conforme a Defesa Civil, o que acende o alerta para a necessidade de adotar medidas preventivas operacionais e de segurança.
Com equipes estrategicamente posicionadas nas regiões de Presidente Prudente, Assis, Tupã, Catanduva, Bragança Paulista, Guarapuava (PR) e no sul de Minas Gerais, a Energisa Sul-Sudeste já está atuando para minimizar os impactos que as intempéries podem causar à rede elétrica.
"Dependendo da incidência de raios, intensidade dos ventos e chuvas, pode haver situações de quedas de árvores, galhos ou outros objetos sobre a fiação elétrica, o que pode provocar danos ao sistema elétrico e até mesmo a falta de energia. Por esses motivos, nossos profissionais já estão de prontidão para atuarem imediatamente em qualquer atividade de reparo e recomposição do sistema, a fim de assegurar e restabelecer o fornecimento de energia elétrica com segurança para os clientes da nossa área de concessão", afirma Anderson Rabelo, gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste.
Uma vez que o primeiro fim de semana de novembro já foi marcado por temporais em algumas regiões atendidas pela distribuidora, o gerente reafirma o preparo técnico e operacional da Energisa quanto à equipes, veículos e equipamentos para atender a demandas que porventura possam surgir em decorrência do temporal.
"Esse preparo inclui os eletricistas, técnicos e demais profissionais que atuam em campo, e também os times de atendimento e demais áreas de apoio para que também atuem de imediato, agilizando o atendimento ao cliente caso haja alguma eventualidade em decorrência de temporais", enfatiza Anderson.
Segurança
Como parte da atuação preventiva, o gerente reforça a preocupação da Energisa com a segurança da comunidade.
"Ao perceber que o tempo está mudando e a chuva se aproximando, procure um local fechado para se abrigar. Não fique em áreas abertas, nem embaixo de estruturas metálicas ou árvores".
Dentro de casa, retire os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas. Não use o celular até a chuva passar, a menos que seja estritamente necessário. E se estiver dentro de um veículo durante o temporal, não pare embaixo de árvores de grande porte. Estacione em um local seguro, longe das áreas com risco de alagamentos, e permaneça no veículo até o tempo ruim passar.
Caso um cabo de energia caia sobre o seu veículo, mantenha a calma, fique dentro do carro sem tocar as partes metálicas e acione a distribuidora de energia imediatamente pelos canais de atendimento: 0800 70 10 326, aplicativo Energisa On ou Gisa (Whatsapp) (18) 99120-3365.

Fonte: Energisa
32ºC - 15ºC


26ºC - 22ºC