Domingo, 28 de Abril Paraguaçu Paulista 32ºC - 21ºC veja mais

Câmara de Vereadores promove palestra sobre suicídio

13/09/2019 -


Câmara de Vereadores promove palestra sobre suicídio

Foi realizada na última terça-feira (10) a palestra "Prevenção ao Suicídio – Valorizando Vidas”, proferida pela professora mestre Mariana Carolina Vastag. O evento é parte do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, instituído por meio do Decreto Legislativo nº 77, com projeto de autoria da vereadora Neide Teodoro.

A Mesa Principal da solenidade esteve composta pelas seguintes autoridades: vereadora Luciana, representando o Presidente da Câmara Serginho; Prefeita Almira Garms; vereadora Neide Teodoro; Íris Vieira, psicólogo; Cristiane Bonfim, diretora do departamento de saúde; e a palestrante da tarde, professora Mariana. Na ocasião, fizeram uso da palavra a representante do Legislativo, vereadora Luciana; a Prefeita Almira; e a vereadora Neide.

Em seguida, Mariana deu início a sua palestra. A profissional da saúde trouxe dados importantes e destacou como é possível identificar e ajudar uma pessoa que tenha pensamentos suicidas. O Brasil é o 8º país em número absoluto de suicídios, onde, em média, 11 mil pessoas tiram a vida por ano; o suicídio é a quarta maior causa de morte entre 15 e 29 anos de idade. Mais de 65% dos óbitos nessa faixa etária são por causas externas – violências e acidentes. A maioria das tentativas de suicídio ocorre entre mulheres – elas representam 69%, porém, homens morrem mais por suicídio – 79%.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), transtornos mentais como depressão, abuso de álcool, transtorno bipolar e esquizofrenia se encontram entre as 20 principais causas de incapacidade; estima-se que atualmente a depressão afeta cerca de 350 milhões de pessoas, sendo que a taxa de prevalência na maioria dos países varia entre 8% e 12%. É a principal causa de incapacitação dos indivíduos no mundo quando se considera o total de anos perdidos (8,3% dos anos para homens e 13,4% para mulheres), e a terceira principal causa da carga global de doenças em 2004. A previsão é de que subirá ao primeiro lugar até 2030.

Entre os principais fatores de risco estão: história de hospitalização (início e saída da internação); gravidade da depressão; história familiar de comportamento suicida; transtornos psicóticos; situações deflagrantes recentes: aniversários, datas importantes, luto, meios de acesso às armas letais; preparação de um testamento ou cenas de despedida; melhora súbita do humor depressivo e/ou desistência repentina do ato; precaução para evitar intervenção, como isolamento ou minimização do risco de descoberta; nenhuma ação para pedir socorro após o evento; pessoa com remorso por sobreviver à tentativa.

Mariana explicou que podemos identificar e ajudar a tempo pessoas da nossa convivência que apresentem estes sinais de que podem cometer suicídio. Para ajudar essas pessoas, em nosso município temos o CAPS pelo telefone 3361-5144, a Santa Casa pelo 3361-1133 ou ainda é possível enviar um e-mail para a palestrante – marianacvastag@yahoo.com.br – para que receba as devidas orientações de como proceder e ajudar alguém que apresente sinais ligados a um possível suicídio.

A palestrante Mariana é enfermeira graduada pela Universidade de Marília; pós-graduada em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Marília; e pós-graduada em Formação Didático Pedagógica em Enfermagem pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação Faculdades Iguaçu. Possui experiência em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos Transtornos Psiquiátricos de Causa Orgânica, Terceira Idade, Pesquisa e Educação Profissional.

 

Fonte: Leonardo Volcean - Assessoria de Imprensa da Câmara



MAIS NOTÍCIAS

Enfermeiras de Paraguaçu Paulista participam de roda de conversa sobre assistência às gestantes

Encontro reuniu profissionais das Unidades de Saúde e da Santa Casa.

Departamento de Esportes firma parceria com a APAE para realização de Torneio de Vôlei em Paraguaçu

Evento reunirá atletas acima de 35 anos no Ginásio de Esportes Sylvio de Magalhães Padilha

Prefeitura recolhe mais de 500 toneladas de lixo e entulhos em diversos pontos de Paraguaçu

Os mutirões de limpeza tem sido constantes na cidade, mas a população insiste no descarte irregular.

Anderson Leonardo, cantor do Molejo e ícone do pagode dos anos 1990, morre aos 51 anos

Pagodeiro se tratava contra um câncer na região inguinal desde 2022.

Ministério da Saúde começa a enviar vacina da dengue para cidades da região; Paraguaçu fica de fora

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (25), pelo Ministério da Saúde. 48 municípios da região recebem

Comércio de Paraguaçu Paulista atende até as 13h neste sábado, dia 27

Objetivo é atender as pessoas que ao longo da semana não conseguiram realizar suas compras.

Paraguaçuense Daniel Nascimento é uma das grandes promessas do Brasil para Jogos Olímpicos de Paris

Em 2021 ele foi um dos mais de 300 brasileiros que representaram o país nas Olímpiadas de Tóquio.

Congresso Técnico define datas do 39ºJogos Abertos da Juventude Fase Regional - Paraguaçu Paulista

Município deverá receber mais de 1.150 atletas, de 25 cidades da região.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE