Sexta-Feira, 29 de Março Paraguaçu Paulista 30ºC - 19ºC veja mais

Câmara de Vereadores promove palestra sobre suicídio

13/09/2019 -


Câmara de Vereadores promove palestra sobre suicídio

Foi realizada na última terça-feira (10) a palestra "Prevenção ao Suicídio – Valorizando Vidas”, proferida pela professora mestre Mariana Carolina Vastag. O evento é parte do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, instituído por meio do Decreto Legislativo nº 77, com projeto de autoria da vereadora Neide Teodoro.

A Mesa Principal da solenidade esteve composta pelas seguintes autoridades: vereadora Luciana, representando o Presidente da Câmara Serginho; Prefeita Almira Garms; vereadora Neide Teodoro; Íris Vieira, psicólogo; Cristiane Bonfim, diretora do departamento de saúde; e a palestrante da tarde, professora Mariana. Na ocasião, fizeram uso da palavra a representante do Legislativo, vereadora Luciana; a Prefeita Almira; e a vereadora Neide.

Em seguida, Mariana deu início a sua palestra. A profissional da saúde trouxe dados importantes e destacou como é possível identificar e ajudar uma pessoa que tenha pensamentos suicidas. O Brasil é o 8º país em número absoluto de suicídios, onde, em média, 11 mil pessoas tiram a vida por ano; o suicídio é a quarta maior causa de morte entre 15 e 29 anos de idade. Mais de 65% dos óbitos nessa faixa etária são por causas externas – violências e acidentes. A maioria das tentativas de suicídio ocorre entre mulheres – elas representam 69%, porém, homens morrem mais por suicídio – 79%.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), transtornos mentais como depressão, abuso de álcool, transtorno bipolar e esquizofrenia se encontram entre as 20 principais causas de incapacidade; estima-se que atualmente a depressão afeta cerca de 350 milhões de pessoas, sendo que a taxa de prevalência na maioria dos países varia entre 8% e 12%. É a principal causa de incapacitação dos indivíduos no mundo quando se considera o total de anos perdidos (8,3% dos anos para homens e 13,4% para mulheres), e a terceira principal causa da carga global de doenças em 2004. A previsão é de que subirá ao primeiro lugar até 2030.

Entre os principais fatores de risco estão: história de hospitalização (início e saída da internação); gravidade da depressão; história familiar de comportamento suicida; transtornos psicóticos; situações deflagrantes recentes: aniversários, datas importantes, luto, meios de acesso às armas letais; preparação de um testamento ou cenas de despedida; melhora súbita do humor depressivo e/ou desistência repentina do ato; precaução para evitar intervenção, como isolamento ou minimização do risco de descoberta; nenhuma ação para pedir socorro após o evento; pessoa com remorso por sobreviver à tentativa.

Mariana explicou que podemos identificar e ajudar a tempo pessoas da nossa convivência que apresentem estes sinais de que podem cometer suicídio. Para ajudar essas pessoas, em nosso município temos o CAPS pelo telefone 3361-5144, a Santa Casa pelo 3361-1133 ou ainda é possível enviar um e-mail para a palestrante – marianacvastag@yahoo.com.br – para que receba as devidas orientações de como proceder e ajudar alguém que apresente sinais ligados a um possível suicídio.

A palestrante Mariana é enfermeira graduada pela Universidade de Marília; pós-graduada em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Marília; e pós-graduada em Formação Didático Pedagógica em Enfermagem pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação Faculdades Iguaçu. Possui experiência em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos Transtornos Psiquiátricos de Causa Orgânica, Terceira Idade, Pesquisa e Educação Profissional.

 

Fonte: Leonardo Volcean - Assessoria de Imprensa da Câmara



MAIS NOTÍCIAS

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 1º de abril, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão nove indicações, 12 requerimentos e três moções.

Coleta de lixo NÃO será realizada nesta Sexta-Feira Santa

Serviço é retomado no sábado, dia 30, conforme o cronograma normal.

Paraguaçu Paulista tem mais de 160 casos positivos de dengue em 2024

Segundo o último boletim, até o momento 834 pessoas foram notificadas

Gigante Vermelho 2024 terá shows de Henrique & Juliano e Zé Neto & Cristiano

Festa acontece de 8 a 11 de agosto.

Motorista desobedece sinal de parada e abandona carro com meia tonelada de maconha em Regente Feijó

Polícia Rodoviária suspeitou do veículo que transitava na Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Ourinhos decreta situação de emergência após prejuízos por conta da falta de chuva

Produtores rurais poderão ter apoio para resolver os prejuízos.

Criança morre após ingerir soda cáustica em São Manuel

Elisa da Silva Marques, de apenas 3 anos, confundiu o produto com algum outro líquido e bebeu.

Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

Até agora, 521 cidades tinham sido selecionadas

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE