Sexta-Feira, 10 de Abril Paraguaçu Paulista 27ºC - 18ºC veja mais

Energia furtada neste ano ultrapassa 122 mil kwh na região de Paraguaçu Paulista

31/10/2025 - Quantidade de energia desviada de janeiro a outubro seria suficiente para abastecer 700 famílias.


Energia furtada neste ano ultrapassa 122 mil kwh na região de Paraguaçu Paulista

A Energisa Sul-Sudeste tem reforçado os trabalhos de combate às práticas criminosas de furto e fraude de energia elétrica. Como resultado dessa intensificação, a soma da energia recuperada nas regiões de Assis e Tupã, em 2025, seria o suficiente para abastecer 694 famílias durante um mês inteiro. Ao todo, foram 122.203 kWh de energia desviada nos 27 municípios da área de concessão da Energisa.

O coordenador de Medição e Combate a Perdas de Energia, Sidney Aparecido Lucio Souza, destaca a preocupação da concessionária principalmente quanto aos riscos que essa prática criminosa traz para a comunidade e para o sistema elétrico.

"Em uma ligação clandestina, por exemplo, a pessoa acessa a rede da distribuidora sem nenhum preparo ou equipamento adequado. O risco de um choque elétrico é grande e, além da fatalidade, o interventor ainda pode provocar um incêndio de grandes proporções, causando danos a toda a vizinhança", exemplifica.

Do ponto de vista operacional, Sidney expõe que a rede de distribuição da Energisa é dimensionada para atender a demanda energética dos clientes regulares. Qualquer intervenção irregular no sistema elétrico pode ocasionar sobrecarga e prejudicar a qualidade do fornecimento da energia.

"Vale lembrar que os clientes regulares também são impactados no bolso, já que a legislação prevê que os prejuízos da energia desviada sejam divididos na fatura dos demais clientes", esclarece.

Prejuízo em números

Atenta a qualquer situação suspeita, a Energisa Sul-Sudeste conta com a tecnologia para monitorar o consumo dos clientes, identificando os casos que demandam uma inspeção técnica das equipes especializadas.

Neste ano, nas regiões de Assis e Tupã foram realizadas mais de 354 inspeções, sendo confirmadas 43 irregularidades.  Nos 12 meses de 2024, a área de perdas da Energisa confirmou 49 irregularidades em imóveis residenciais, comerciais e industriais, nas áreas urbanas e rurais, resultando em 212.445 kWh de energia usados de forma fraudulosa.

"As inspeções em campo são imprescindíveis para confirmar se há um problema técnico no medidor do cliente, por exemplo, ou se de fato é uma prática criminosa. Confirmando o furto ou a fraude é lavrado um boletim de ocorrência e o responsável pelo imóvel responde criminalmente".

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Fechado há mais de três anos: Fotos comprovam estado de deterioração do Cine Teatro

O cenário evidencia o abandono de um dos mais importantes patrimônios culturais do município.

Polícia Rodoviária apreende emagrecedores e anabolizantes em Santa Cruz do Rio Pardo

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal de Marília/SP.

Prefeitura de Paraguaçu Paulista anuncia reforma do Estádio Municipal Carlos Affini

Segundo a Prefeitura, local passará por uma série de melhorias, incluindo reformas estruturais

Saúde divulga boletim da dengue: 17 casos de dengue foram confirmados desde o início de 2026

Número está bem abaixo do registrado no mesmo período em anos anteriores.

Escola de Paraguaçu conquista prêmio nacional com projeto sobre diversidade e identidade cultural

Projeto integrou diferentes áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Principio de incêndio causa danos a objetos, livros e ao prédio da Biblioteca Municipal de Paraguaçu

A Prefeitura não fez nenhuma declaração sobre o incidente, as causas e nem sobre medidas adotadas.

Paraguaçuense realiza Vakinha Solidária para fazer cirurgia após mais de 3 anos na fila do SUS

Com desgaste no quadril, ele já não está conseguindo trabalhar e enfrenta dificuldades financeiras

Vereador cobra rapidez em consultas com médicos especialistas em Paraguaçu Paulista

“Eu fico indignado com essas questões, a coisa patina, patina, patina e não funciona”, lamentou.

ANUNCIE DIVULGUE