Terça-Feira, 05 de Maio Paraguaçu Paulista 31ºC - 18ºC veja mais

Desemprego no trimestre cai para menor taxa da série histórica

31/10/2025 - Número de empregados com carteira assinada chega a 39,2 milhões


Desemprego no trimestre cai para menor taxa da série histórica

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em setembro, repetindo a menor taxa da série histórica que teve início em 2012, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgados nesta sexta-feira (31) pelo IBGE.

Esse resultado mostra que, no trimestre, a população desocupada no país ficou em 6,045 milhões, menor contingente da série; uma queda de 3,3% em relação ao trimestre anterior e de 11,8% na comparação com o mesmo período de 2024.

A população inserida no mercado de trabalho permaneceu estável, acima de 102 milhões, ainda em patamar recorde, enquanto o nível da ocupação ficou em 58,7%.

Já o número de empregados com carteira assinada renovou seu recorde, chegando a 39,2 milhões.

A pesquisa também mostra que a renda média real do trabalhador foi de R$ 3.507 no trimestre encerrado em setembro. Esse resultado representa alta de 4% em relação ao mesmo trimestre de 2024.

Setores
O contingente de pessoas na força de trabalho — que inclui ocupadas e desocupadas — foi estimado em 108,5 milhões no trimestre de julho a setembro de 2025, segundo dados do IBGE.

O número manteve-se estável em relação ao trimestre anterior e registrou alta de 0,5% (mais 566 mil pessoas) na comparação com o mesmo período de 2024.

A análise por grupamentos de atividade mostra que, em relação ao trimestre anterior, houve aumento no número de ocupados na agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (3,4%, ou mais 260 mil pessoas) e na construção (3,4%, ou mais 249 mil pessoas). Já o número de trabalhadores diminuiu nos grupamentos de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (queda de 1,4%, ou menos 274 mil pessoas) e serviços domésticos (recuo de 2,9%, ou menos 165 mil pessoas). Os demais setores permaneceram estáveis.

Na comparação com o trimestre de julho a setembro de 2024, houve crescimento no número de ocupados em transporte, armazenagem e correio (6,7%, ou mais 371 mil pessoas) e em administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (3,9%, ou mais 724 mil pessoas). O único recuo foi observado em serviços domésticos (queda de 5,1%, ou menos 301 mil pessoas). Os demais grupamentos não apresentaram variações significativas.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Corpo de mulher é encontrado em tanque de vinhaça de empresa em Paraguaçu Paulista

Cadáver estava em avançado estado de decomposição.

Com termovisores, Energisa amplia monitoramento preventivo na rede elétrica que abastece a região

Equipamentos identificam variações de temperatura e ajudam a evitar falhas e interrupções

Moção do vereador Fábio Santos parabeniza a campeã de basquete Maria Fernanda de Souza

A moção de congratulações foi aprovada na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 4.

Investigação de suposto aborto termina com prisão de casal por queimar bebê em quintal

Homem de 26 anos foi flagrado queimando corpo de recém-nascido em fogueira de recicláveis

Polícia Civil prende no Paraná suspeito de feminicídio em Presidente Prudente

Ação integrada entre forças de segurança de São Paulo e Paraná resulta na captura do foragido.

Homem de 25 anos é preso em flagrante por tráfico de drogas em Tarumã

Os policiais surpreenderam o suspeito na posse de 10 pedras de crack.

Butantan vai produzir vacina nacional contra chikungunya

Com liberação da Anvisa, imunizante poderá ser aplicado pelo SUS

IR 2026: chance maior de inclusão no primeiro lote termina domingo

Envio antecipado aumenta possibilidade de restituição ainda em maio

ANUNCIE DIVULGUE