Quarta-Feira, 22 de Outubro Paraguaçu Paulista 26ºC - 12ºC veja mais

Decreto institui nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva

22/10/2025 - Governo também criou rede nacional para implementar política


Decreto institui nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva

O governo federal publicou nesta terça-feira (21) um decreto que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva.

Segundo o Executivo, o documento busca fortalecer a inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e com altas habilidades ou superdotação para todos os níveis, em turmas regulares e escolas comuns.

Consultado pela Agência Brasil, o pedagogo e ativista pelo direito das pessoas com deficiência Ivan Baron considera que o decreto cria um marco que reúne e organiza as iniciativas na área, para combater a discriminação e a evasão escolar desse público. 

Entre os princípios da nova política, está também a garantia de acessibilidade e desenvolvimento de tecnologias assistivas. “Essa política mostra que o Ministério da Educação está colocando em prática o investimento em salas de recursos multifuncionais e a formação de professores”, considerou o pedagogo Ivan Baron.

Para ele, o decreto traz um reforço importante para que alunos com deficiência estudem nas turmas regulares. O pedagogo destaca também que a política atua no suporte para o atendimento educacional especializado a esses alunos, com profissionais capacitados para essa finalidade.

Rede Nacional
Baron apontou que a criação da rede nacional de educação especial inclusiva pode garantir que tudo isso aconteça de verdade nas escolas. “Ou seja, não é só papel”. O decreto define o atendimento educacional especializado como atividade pedagógica complementar ou suplementar à escolarização.

Esse atendimento especializado, conforme defende o governo, deverá estar integrado ao projeto político-pedagógico das escolas, com a participação da família e dos estudantes. O texto também estabelece que a matrícula neste serviço especializado não substitui a matrícula em classe comum.

A nova política prevê que os professores do atendimento especializado deverão ter formação inicial para a docência e, preferencialmente, formação específica em educação especial inclusiva. 

“Esse decreto inovou com a rede de governança e definiu melhor o papel do professor do atendimento especializado e dos profissionais de apoio, o que vai ajudar as escolas e as famílias”, avaliou o pedagogo Ivan Baron.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Encontrado corpo de mulher que estava desaparecida em Ourinhos

O corpo estava preso em galhos no Rio Pardo

Grupo Baobá inicia venda de convites para o Jantar e Desfile de Beleza Negra 2025

O evento será no dia 22 de novembro, no Espaço Reine

Lançamento de vigas na SP 284 altera tráfego entre Assis e Paraguaçu Paulista

Operação de içamento das estruturas ocorrerá desta quinta até sábado

Carreta tomba ao fazer a curva em rodovia de Paraguaçu Paulista

Caminhão carregado com cimento tombou na SP 284.

Programa leva 2,5 milhões de inscritos no CadÚnico a se tornarem MEI

Mais da metade dos negócios foi iniciado após inclusão na base de dado

Guia auxilia adolescentes a fazerem uso seguro da internet

Material foi apresentado nesta terça-feira, 21, em evento em São Paulo

Filhote de felino silvestre é resgatado em fazenda em Rancharia após fortes chuvas

Especialistas acreditam que se trata de um gato-maracajá, espécie quase ameaçada de extinção.

Câmara aprova validade permanente para laudo de diabetes tipo 1

Texto será enviado ao Senado

ANUNCIE DIVULGUE