Homem é multado em R$ 17 mil por manter aves silvestres e exóticas em cativeiro na região
17/10/2025 - Ocorrência foi registrada em Santa Cruz do Rio Pardo.

A Polícia Ambiental divulgou nesta semana uma ocorrência registrada no dia 04 de outubro, onde durante operação no município de Santa Cruz do Rio Pardo, em deslocamento para atendimento de ocorrência sobre aves em cativeiro, a equipe policial visualizou no quintal várias gaiolas com aves no interior da residência.
O morador autorizou a entrada da equipe e acompanhou toda fiscalização. Durante a vistoria foi constatado que no local havia 19 aves sem anilhas de identificação, abrigadas em local adequado, livre de intempéries, com alimentação e água à disposição, sendo que dessas havia um Pintassilgo Venezuelano - ave com perigo extinção e dois Agapornis sem nota fiscal de compra.
o proprietário foi autuado por ter em cativeiro 16 aves sem autorização e por introduzir aves exóticas sem licença, totalizando os três autos de infração ambiental no valor de R$ 17.400,00.
cabe salientar que as aves, sendo três trinca-ferro, um bico de pimenta, um sábia laranjeira, dois canários da terra, dois curió, um melro, uma graúna, um bigodinho, e os três pintassilgos, foram soltos em seu habitat natural por apresentarem sinais de recém captura. Um periquitão maracanã e o pintassilgo da Venezuela foram destinados ao Cempas – Botucatu por apresentar sinais de domesticação e as duas agapornis foram depositadas com o infrator, este tendo ciência das restrições quanto a posse e obrigação de comunicação imediata de qualquer ocorrência com as aves.
Fonte: Polícia Ambiental/ Divulgação