Secretaria de Saúde de Paraguaçu alerta estabelecimentos sobre casos envolvendo bebidas adulteradas
11/10/2025 - Casos de bebidas alcoólicas destiladas adulteradas com metanol no estado causam preocupação.

A Secretaria de Saúde de Paraguaçu Paulista, através da Vigilância em Saúde, alerta os estabelecimentos comerciais, especialmente bares, mercearias, supermercados, distribuidoras de bebidas, lojas de conveniência e outros locais que comercializam bebidas alcoólicas destiladas, sobre casos envolvendo a contaminação de bebidas adulteradas com metanol, substância altamente tóxica e proibida para consumo humano, em todo território nacional.
Em Paraguaçu Paulista até o momento, nenhum caso foi registrado, mas em diferentes regiões, casos de bebidas alcoólicas destiladas adulteradas com metanol, um composto químico utilizado industrialmente, mas que, quando ingerido, pode causar cegueira, falência de órgãos e até a morte, vem sendo registradas. Esses produtos geralmente são vendidos por fornecedores clandestinos ou de procedência duvidosa, muitas vezes a preços abaixo do mercado.
Recomendação oficial:
A Vigilância Sanitária de Paraguaçu Paulista, reforça a importância de adquirir bebidas somente de fornecedores formalizados e de confiança, com nota fiscal, Registro no Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), rotulagem adequada, lacre original e condições adequadas de armazenamento e transporte.
Responsabilidade do comerciante:
Cabe ao estabelecimento verificar a procedência e a integridade dos produtos adquiridos e comercializados. A negligência nesse processo pode configurar infração sanitária grave, sujeita a autuações, multas, interdição de produtos e, em casos extremos, interdição do local.
Denúncias e orientações:
Caso o comerciante ou consumidor identifique qualquer suspeita de irregularidade em bebidas comercializadas no município, deve entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelos canais abaixo:
E-mail: visa@eparaguacu.sp.gov.br
Ouvidoria: 0800 9100102
Atendimento presencial: Rua Professor Reinaldo Galvão, 02 – Jardim Aeroporto – Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Fonte: Vigilância em Saúde