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Energisa esclarece dúvidas da comunidade sobre serviços de iluminação pública

07/10/2025 - Quem acompanha os detalhes da fatura de energia elétrica, pode ter notado essa cobrança


Energisa esclarece dúvidas da comunidade sobre serviços de iluminação pública

Você sabia que a taxa de iluminação pública pode aparecer na sua conta de energia? Quem acompanha os detalhes da fatura de energia elétrica, pode ter notado essa cobrança descrita na sua conta. No entanto, apesar de poder vir na conta de luz, você sabia que o serviço de iluminação pública não é executado pela Energisa?

O gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Helber Corsaletti, explica que a taxa ou Contribuição de Iluminação Pública (CIP) é um tributo definido na Constituição Federal e seus valores são estabelecidos em cada localidade mediante leis e decretos municipais.

"O valor dessa taxa é repassado integralmente às prefeituras, que devem usar esses recursos para implantar, expandir, administrar a operação e manutenção dos sistemas de iluminação pública".

Por esse motivo, as solicitações para instalação, troca de lâmpadas e outros problemas relacionados à iluminação pública, precisam ser direcionados às áreas específicas no município.

"Muitas vezes as pessoas entram em contato ou encontram as equipes da Energisa nas ruas e pedem para substituir uma lâmpada queimada ou apontam postes com luzes acesas ao longo do dia. Nesses casos explicamos o procedimento e direcionamos o cliente para que faça a sua solicitação diretamente à gestão municipal, sempre que precisar solicitar serviços de manutenção em pontos de iluminação", acrescenta Helber.

O que faz a Energisa?

Além de recolher a taxa de iluminação pública, a Energisa tem a responsabilidade de garantir que as redes de distribuição de energia elétrica estejam em plenas condições de suprir a carga do sistema de iluminação pública com qualidade e continuidade. 

A distribuidora também tem o compromisso de fornecer energia elétrica aos imóveis, estando sempre pronta a atender a comunidade em situações como queda ou danos a postes de distribuição de energia; interrupções de energia; problemas com equipamentos da rede de energia; fios ou cabos da rede de distribuição caídos nas ruas, que podem estar energizados e provocar choques elétricos.

Para falar com a Energisa Sul-Sudeste sobre esses assuntos ou outras situações, acesse os canais de atendimentos:   

Aplicativo Energisa On 

WhatsApp (Gisa): (18) 99120-3365 ou  www.gisa.energisa.com.br 

Site: www.energisa.com.br    

Call Center: 0800 70 10 326 



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