Terça-Feira, 07 de Outubro Paraguaçu Paulista 32ºC - 20ºC veja mais

Câmara parabeniza a Dra. Cristiane Smith por destaque entre cientistas mais inspiradores do mundo

07/10/2025 - Distinção Emmy Noether foi concedida pela Sociedade Europeia de Física.


Câmara parabeniza a Dra. Cristiane Smith por destaque entre cientistas mais inspiradores do mundo

Na Sessão Ordinária na segunda-feira, 6 de outubro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Fábio Santos, que parabeniza a professora paraguaçuense Dra. Cristiane de Morais Smith, pela distinção Emmy Noether concedida pela Sociedade Europeia de Física (EPS), em razão de suas contribuições excepcionais à teoria dos sistemas de matéria condensada e átomos ultrafrios, para revelar novos estados quânticos da matéria, figurando entre os 175 cientistas mais inspiradores do mundo.

A Professora Dra. Cristiane nasceu em Paraguaçu Paulista, em 12 de fevereiro de 1964. Estudou no Grupão e no CENE, e no último ano do colegial foi para Marília, estudar no Objetivo. Passou no vestibular com 16 anos (quase 17), e mudou-se para Campinas, onde foi estudar Física na UNICAMP. Quando terminou o bacharelado, foi fazer mestrado, também na UNICAMP. Neste período ensinava francês na Telebras à noite, e durante o dia se dedicava à pesquisa de física. Foi a primeira aluna de mestrado do professor Amir Caldeira, que depois tornou-se um dos físicos mais importantes do Brasil.

Publicou seus primeiros resultados de pesquisa em 1987, com 23 anos de idade na revista norte-americana Physical Review A. O segundo artigo que se originou da sua tese de mestrado feita no Brasil, publicado em 1990, foi citado até por um norte-americano muito importante que recebeu o prêmio Nobel, Gell-Mann.

Em 1991, recebeu uma bolsa de estudos para ir a uma conferência na Itália, em Trieste. Com grande surpresa, lá descobriu que seu trabalho de mestrado tinha sido importante, e isto lhe deu forças para mudar de vida. Conseguiu uma licença sem vencimentos na UNESP, vendeu o carro, e foi para Zurique, na Suíça, onde precisava dar um seminário para todos os professores de física teórica da Politécnica de Zurique (ETH) para ser aceita no programa de pós-graduação (doutorado) deles. Com um inglês imperfeito e muita coragem, apresentou seus trabalhos e foi aceita.

No entanto, precisava esperar seis meses antes de começar porque eles precisavam conseguir o financiamento. Neste meio tempo foi para Trieste, no Centro Internacional de Física Teórica, onde participou de alguns cursos. Em julho de 1992 começou o PhD sanduíche no ETH, em parceria com a UNICAMP. Terminou em 1994, e continuou no ETH como pós-doutoranda. Em menos de um ano recebeu uma oferta excelente para uma posição de seis anos como Pesquisadora Assistente na Alemanha, em Hamburgo, e lá se foi, mudando de país pela quarta vez.

Na Alemanha orientou seus primeiros alunos de doutorado e mestrado, e criou seu próprio grupo de pesquisa. Três anos depois recebeu uma oferta para voltar para Suíça, desta vez para a parte francesa, na cidade de Friburgo. Mudou-se de novo, levando os alunos junto. Após 2 anos recebeu um financiamento gigante, no valor de um milhão e meio de francos suíços para pagar os colaboradores do seu grupo de pesquisa. Com esse projeto aprovado (só um desses projetos era aprovado por ano, na Suíça toda, incluindo todas as áreas da física), conseguiu ampliar significativamente seu grupo de pesquisa e virou professora-associada na Universidade de Friburgo. Orientou mais alunos, de mestrado e doutorado, incluindo dois brasileiros, firmou-se definitivamente como uma pesquisadora de renome na física da matéria condensada, e três anos depois, em 2004, assumiu a Cátedra de professora titular na Universidade de Utrecht, na Holanda, onde está até hoje.

Em 2019, a professora Cristiane tornou-se membro do Conselho Consultivo Internacional do Instituto T.D. Lee em Shanghai, na China, posição que ocupa até hoje. Nesse ano recebeu também a sua mais importante distinção: a medalha Emmy Noether da Sociedade Européia de Física por suas contribuições excepcionais à teoria dos sistemas de matéria condensada e átomos ultrafrios para revelar novos estados quânticos da matéria.

Além disso, em 2020, quando a Sociedade Alemã de Física (DPG) completou seus 175 anos de existência, decidiram selecionar os 175 cientistas mais inspiradores do mundo, na opinião dos membros. Entre várias autoridades eminentes, a maioria deles alemães, estava a professora Cristiane.

“Dessa forma, parabenizamos a professora paraguaçuense Dra. Cristiane de Morais Smith pela distinção Emmy Noether, figurando entre os 175 cientistas mais inspiradores do mundo”, disse o autor da moção, Fábio Santos.

 

Fonte: Leonardo Volcean/Assessoria de Imprensa da Câmara



MAIS NOTÍCIAS

Usuários do IAMSPE passam a contar com atendimento de especialidades médicas na Santa Casa

Atendimento com especialistas começa no dia 11 de outubro, com Oftalmologia.

Câmara parabeniza Matheus Cunha pelo título de campeão da prova dos Três Tambores na Expo Paraguaçu

Aos 14 anos, Matheus já começa a escrever seu nome na história do esporte equestre nacional.

Quatro pessoas são presas em Paraguaçu Paulista durante Operação Agrofraude

Ação entre as Polícias Civis de São Paulo e Goiás investiga golpe milionário na venda de grãos

Polícia Civil prende dupla suspeita de roubar idoso em Palmital

Homens foram tiveram mandados de prisão cumpridos nesta terça-feira; crime ocorreu em setembro

Vereadora questiona Santa Casa de Paraguaçu por desligamento do médico Flávio Cutrale

Profissional atendia há mais de 10 anos na instituição.

Energisa esclarece dúvidas da comunidade sobre serviços de iluminação pública

Quem acompanha os detalhes da fatura de energia elétrica, pode ter notado essa cobrança

Ação resgata 17 trabalhadores em condições análogas à escravidão em SP

Eles trabalhavam em um restaurante japonês da zona norte da capital

País tem 17 casos confirmados de intoxicação por metanol

Duzentos casos estão em investigação

ANUNCIE DIVULGUE