Polícia Ambiental inicia operação contra adulteração de leite em Assis, Bressane, Platina e Lutécia
03/10/2025 - Envolvidos estariam acrescentando produtos químicos que alteram a qualidade do produto.
Nesta sexta-feira, 03, foi desencadeada a operação “Lac Purum” pela 4ª companhia de Polícia Militar Ambiental de Marília em conjunto com agentes da Defesa Agropecuária de Campinas, apoiados pelo Ministério Público Gaema (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente) de Assis/SP, que foi fundamental na obtenção dos mandados de busca e apreensão.
Tal operação faz parte da carta de serviços do policiamento ambiental e refere-se à segurança rural no campo e combate aos crimes ambientais que afetam o agronegócio sustentável no território paulista.
A ação tem como objetivo cumprir 10 mandados de busca e apreensão em residências e propriedades rurais nos municípios de Oscar Bressane, Assis, Lutécia e Platina, a fim de constatar denúncias de possível adulteração de leite, onde os envolvidos estariam acrescentando produtos químicos que alteram a qualidade do produto, tornando-o nocivo para o consumo humano.
Foram empenhados 42 policiais militares e seis agentes da Defesa Agropecuária. Durante as vistorias, foram encontrados 200 litros de leite em uma propriedade rural no município de Platina, sendo recolhidas as devidas amostras para a análise posterior.
Até o momento, foram apreendidas quatro espingardas, sendo uma calibre .22, uma calibre .28, uma calibre .32 e uma calibre .38, além de 113 munições de diversos calibres e várias outras deflagradas.
Foi elaborado um auto de infração ambiental "por dificultar a regeneração de vegetação nativa em área de preservação permanente" com multa no valor de r$ 8.450,00.
Foi elaborado também uma autuação pela Defesa Agropecuária por irregularidade com o gado em uma das propriedades rurais.
Fonte: Polícia Ambiental/ Divulgação