Quinta-Feira, 02 de Outubro Paraguaçu Paulista 34ºC - 18ºC veja mais

Notificações por intoxicação com metanol sobem para 43

02/10/2025 - Há 39 casos em São Paulo, sendo 10 confirmados e 29 em investigação


Notificações por intoxicação com metanol sobem para 43

Após determinação de notificação imediata pelo Ministério da Saúde, o número de suspeitas de intoxicação por metanol chagou a 43 no país. Desse total, foram registradas no Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) 39 casos em São Paulo, sendo dez confirmados e 29 em investigação, além de quatro casos em investigação em Pernambuco.

Apenas uma morte decorrente desse tipo de intoxicação foi confirmada pelo Ministério da Saúde no estado de São Paulo. Mais sete óbitos seguem em investigação, sendo dois em Pernambuco e os outros cinco também em São Paulo.

“Estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica em relação à intoxicação por metanol no país”, declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

De acordo com o órgão do governo federal, os números atuais extrapolam a média anual de 20 casos de intoxicação por metanol no Brasil. A Polícia Federal conduz a investigação por suspeita de envolvimento de organização criminosa, por meio da adulteração de bebida alcoólica.

Sala de Situação
Para monitorar os casos de intoxicação, o Ministério da Saúde instalou, nessa quinta-feira (1º), em caráter extraordinário, uma Sala de Situação que reúne equipes técnicas dos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Agricultura e Pecuária; dos conselhos Nacional de Saúde (CNS), Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das secretarias de Saúde de São Paulo e Pernambuco.

Os profissionais atuarão na análise sistemática dos casos suspeitos, além do planejamento, da organização, coordenação e do controle das medidas a serem adotadas enquanto persistirem o risco sanitário e a necessidade de resposta nacional à intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Conheça a Fenda e viva a experiência de admirar uma cachoeira dentro de um cânion

Cachoeira da Fenda conta com uma beleza única, cercada por um cânion.

Família confirma fim das buscas por idosa desaparecida em Quatá; restos mortais foram encontrados

Rosa Mattiolli, de 76 anos, estava desaparecida desde domingo, 28, casal de vizinhos é suspeito

Milton Nascimento é diagnosticado com demência, revela filho do cantor

Mineiro foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy

Rapper Hungria é internado com suspeita de intoxicação por metanol

Não há informação se o consumo da bebida teria ocorrido no DF

Câmara aprova urgência para crime hediondo de falsificação de bebidas

Projeto pode ser votado direto no plenário, sem passar por comissões

PF faz operação contra lavagem de dinheiro no interior de SP; Lamborghini de 8 milhões é apreendida

Operação Corta Giro foi deflagrada nesta quinta-feira com mandados em Bauru, Marília e Jaú

Beneficiário de programa social está impedido de apostar em bets

Regulamento foi publicado hoje no Diário Oficial da União

Energisa realiza mudança no layout da conta de energia para dar mais segurança ao cliente

Modelo inibe fraude de contas falsas. Informações fiscais da conta ficam em cima.

ANUNCIE DIVULGUE