Sábado, 19 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Estudantes da escola de Borá participam de concurso com videocast inspirado em O Auto da Compadecida

02/10/2025 - Alunos do Ensino Fundamental criaram videocast inspirado na obra de Ariano Suassuna



Na nova edição do projeto estadual “Mediação e Linguagem – Se apaixone por uma obra em um minuto”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. José de Souza, de Borá (SP), também brilharam. Eles criaram um videocast inspirado na consagrada peça “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, uma das maiores referências da literatura brasileira.

A iniciativa integra as ações de fortalecimento das Salas de Leitura em 2025, na Unidade Regional de Ensino de Assis, e levou os estudantes a mergulharem em uma obra que une humor, religiosidade e crítica social.

Sobre a obra

Publicado em 1955, O Auto da Compadecida é considerado um marco do teatro brasileiro. Suassuna combina elementos da tradição popular nordestina com temas universais, como justiça, fé e moral. A trama acompanha as engenhosas artimanhas de João Grilo e as reflexões filosóficas de Chicó, personagens que representam a luta do povo simples para sobreviver com astúcia e inteligência.

Em uma de suas passagens mais marcantes, quando João Grilo enfrenta o julgamento após a morte, Suassuna coloca em cena a Compadecida (Nossa Senhora) como defensora dos injustiçados, ressaltando valores de misericórdia e esperança. Essa cena eternizou a obra como uma  defesa  da  dignidade  humana  e  um  retrato  profundo  da  alma  brasileira.

“Quero parabenizar todos os alunos envolvidos neste projeto, que mostraram dedicação, criatividade e talento. Trabalhos como este reforçam o papel da escola como espaço de cultura e valorização da literatura brasileira. Projetos assim são fundamentais para despertar o gosto pela leitura, desenvolver a expressão artística e aproximar os estudantes das grandes obras que formam nossa identidade nacional. Vocês estão de parabéns por levarem a arte e a cultura adiante.” – Prof.ª Paula Conceição de Oliveira, Coordenadora de Gestão Pedagógica.

Protagonismo juvenil em cena

Sob a orientação das professoras Valdirene Marconato (Articuladora da Sala de Leitura) e Paula Conceição de Oliveira (Coordenadora de Gestão Pedagógica), os jovens assumiram todas as etapas da produção: adaptação do texto, atuação, captação de imagens, edição e direção artística.

Ficha técnica:

  • Título do Videocast: Auto da Compadecida
  • Escola: E.E. Dr. José de Souza – Borá/SP

·Unidade Regional de Ensino: Assis

  • Professores/Orientadores:
    • Prof.ª Valdirene Marconato – Articuladora da Sala de Leitura
    • Prof.ª Paula Conceição de Oliveira – Coordenadora de Gestão Pedagógica

·Autores e Elenco (Ensino Fundamental):

  • Emyli Maira dos Santos Souza (8º Ano) – Atriz
  • Gabrielle Alves dos Santos (9º Ano) – Cinegrafista
  • Leonardo Guido da Silva (6º Ano) – Ator e Editor
  • Matheus Tomaz (8º Ano) – Ator e Coordenador
  • Miguel Pietro (6º Ano) – Ator
  • Nicolí Mangueira Ferraz (8º Ano) – Atriz

·Responsável pelo projeto na Unidade Regional:

  • Prof.ª Elisa dos Santos Prado – PEC Ponto Focal Programa Sala de Leitura

Valorização da cultura nacional

A adaptação em formato de videocast reforça a riqueza da cultura popular brasileira e o humor característico de Ariano Suassuna. Para os estudantes, o projeto foi oportunidade de exercitar a criatividade, aprender sobre o trabalho coletivo e ampliar o repertório cultural, além de vivenciar a força da literatura nordestina no interior paulista.

Convite ao público

O videocast está disponível para apreciação da comunidade escolar e do público em geral. Trata- se de uma excelente oportunidade para se encantar com o talento dos jovens e, ao mesmo tempo, revisitar essa obra-prima do teatro brasileiro.

Assista ao videocast, emocione-se e, se ainda não conhece, leia também o livro O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna!

 

Divulgação



MAIS NOTÍCIAS

Casos & Causos: Conheça a trajetória da escritora Ana Santiago

Websérie foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira.

Alunos de Paraguaçu Paulista apresentam pesquisa sobre educação antirracista no Congresso da UNESP

Eles foram acompanhados pelos professores Eliana Cruz e Marcelino Pereira, idealizadores do projeto.

Escolas brasileiras perdem um terço do tempo do professor com burocracia e bagunça

Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel.

Fim de semana de ofertas especiais no Açougue do Hermes

Av. Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista

Sexta-feira na Padaria São Marcos traz novidades em rocamboles, pizzas e cardápio à la carte

Espaço conta com ambiente totalmente climatizado, estacionamento amplo e uma equipe qualificada

Eletro Clima: referência em ar-condicionado automotivo em Paraguaçu Paulista e região

Rua Antônio Machado, 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal

Real Madri é o grande campeão da Libertadores AFC período noturno

Azulão faturou o título de vice-campeão.

Assis recebe 1º Festival 'A Música nos Une' em prol do tratamento do pequeno Filipe Baptista

Evento beneficente será na Praça da Bandeira e contará com diversas atrações.

ANUNCIE DIVULGUE