Histórias de pacientes e homenagens a Leonardo destacam impacto social na Expo Paraguaçu
29/09/2025 - Artista conheceu a luta de Silmara, paciente jovem, diagnosticada com câncer de mama e metástases

No último fim de semana, Paraguaçu Paulista (SP) viveu uma noite de solidariedade e mobilização social durante a Expo Paraguaçu. A jornalista e voluntária Lu Braga esteve na cidade, subiu ao palco do cantor Leonardo, que recebeu uma homenagem do Movimento Internacional do Agro no Combate ao Câncer em reconhecimento ao seu apoio a pacientes oncológicos.
Das mãos de Lu Braga, Leonardo recebeu uma homenagem do Movimento Internacional do Agro no Combate ao Câncer em reconhecimento ao seu apoio a pacientes oncológicos. Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação
Em seu discurso, Lu Braga trouxe ao centro do evento a história de Silmara Ferreira, paciente jovem, diagnosticada com câncer de mama e metástases que atingem alguns outros pontos do corpo. A médica neurologista responsável pelo tratamento relatou que o medicamento de alta tecnologia, avaliado em cerca de 600 mil reais, já provocou redução da metástase cerebral, devolvendo esperança à paciente.
Silmara compareceu ao palco acompanhada do marido, Fernando Ferreira, e juntos emocionaram o público sobre os passos da luta para acesso ao tratamento. Eles acreditam que essa visibilidade não é apenas pessoal, mas um chamado para que outras pessoas da região entendam que alternativas na oncologia moderna existem e merecem ser buscadas.
O relato sensibilizou os moradores locais e da região, que demonstraram apoio e interesse por novas possibilidades de tratamento. Diante da dificuldade de obter dados oficiais na Secretaria Municipal de Saúde de Paraguaçu sobre pacientes em tratamento oncológico nos centros de referência de Assis, Marília e Ourinhos, a estratégia de usar o palco da Expo foi uma tentativa de levar informação àqueles que mais precisam e por meio da informação, ajudá-los no acesso ao tratamento de alta tecnologia.
Lu Braga carrega uma trajetória longa de compromisso. Há mais de duas décadas atua como voluntária ao lado de pacientes oncológicos. Diagnosticada em 2016 e com um novo episódio de câncer em 2021, ela fala a partir da experiência pessoal, mas com foco coletivo. Ela acredita que a comunicação tem o poder de transformar, de provocar mudança e de abrir caminhos.
Lu Braga há mais de duas décadas atua como voluntária ao lado de pacientes oncológicos. Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação
Além da homenagem a Leonardo, Lu Braga entregou uma placa ao secretário municipal de Turismo, Rubens Aleixo, em reconhecimento ao trabalho que ele desenvolve com vistas ao turismo de impacto social e à valorização da vida.
Ainda no evento, foi lançado o gesto solidário da campanha “Salve o Filipe”: um violão autografado por Leonardo foi doado para ajudar no tratamento de uma criança portadora de doença rara, calcula-se que o medicamento necessário possa atingir valor da ordem de 20 milhões de reais. Outros três violões serão destinados aos trabalhos voltados para pacientes oncológicos de regiões como sul, norte e Centro-Oeste.
Na campanha “Salve o Filipe” um violão autografado por Leonardo foi doado para ajudar no tratamento do Filipinho. foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação
A iniciativa posicionou a Expo Paraguaçu como espaço não apenas cultural, mas como fórum de mobilização social e de esperança. O gesto simbólico representa o pontapé de uma campanha que visa reforçar o Outubro Rosa e ampliar visibilidade à causa dos pacientes que lutam por acesso à ciência e à dignidade.
Divulgação