Conheça a Toca da Onça, entre Paraguaçu Paulista e Quatá
25/09/2025 - Local cercado de mistérios e lendas é um refúgio para os amantes da natureza.
Localizada a 17 km da cidade de Quatá, a Toca da Onça é um dos pontos preferidos de visitantes de toda a região.
O lugar encanta pelas belezas de suas águas cristalinas que formam o pequeno córrego, que surge de dentro de uma caverna. Em sua entrada uma singela queda d’água é uma boa pedida para se refrescar do calor.
A Toca da Onça oferece ainda fauna e flora interna raras na região, com vegetação preservada que se estende pelas imediações. A gruta esconde belezas, segredos e mistérios contados ao longo das gerações, causando curiosidade nos visitantes. Uma das lendas que cercam o local afirmam que um homem teria morrido ao adentrar a caverna; outra a de que a toca abriga uma onça que assusta os visitantes.
Segundo pesquisas, pessoas que penetraram na Toca da Onça no passado afirmam que sua extensão era algo em torno de 1 km, com 73 metros possíveis de se alcançar hoje.
Para chegar à Toca da Onça é preciso seguir pela rodovia Eloy Sim Caldas, que também dá acesso a Usina Zillor e ao Balneário de Quatá. A cavidade natural denominada Toca da Onça fica entre as Fazendas Santa Lina, hoje denominada Fazenda Quatá e os chamados 30 alqueires.