Sexta-Feira, 12 de Setembro Paraguaçu Paulista 33ºC - 17ºC veja mais

Ano de 2025 é quinto com maior área atingida por queimadas até agosto

12/09/2025 - Maioria ocorre em áreas de Cerrado


Ano de 2025 é quinto com maior área atingida por queimadas até agosto

O ano de 2025 é o quinto com maior área queimada em quilômetros quadrados entre janeiro e agosto desde 2003, quando se iniciou o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Foram 186.502 quilômetros quadrados (km²) atingidos, a maioria (119.243 ou 64%) em áreas de Cerrado. O bioma, que comemora seu dia nacional em 11 de setembro, é o mais atingido desde o começo da série histórica, registrou neste ano maior diferença em relação aos demais.

O dado representa queda de cerca de 20% em relação a área atingida em 2024, que foi de 224.381 km², queda considerada discrepante em relação à diminuição de focos de queimada. Para esse dado houve recuo de 65% de 2024 para 2025, passando de 167.452 para 57.676 focos (período entre 1º de janeiro e 10 de setembro em ambos os anos), com queda de 47% em focos no Cerrado. Em relação à área queimada até agosto o Cerrado teve aumento entre 2024 e 2025: em 2024, um total de 106.677 km² havia sido atingido, frente aos mais de 119 mil km² neste ano. Apenas os anos de 2010, 2024, 2007 e 2005 tiveram maior área queimada registrada. 

A situação pode se agravar em setembro, com a permanência do clima seco. Áreas entre o Paraná e Tocantins estão com alerta de baixa umidade, indicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e vigente até o começo da tarde de amanhã, coincidindo com a maior parte da incidência do bioma no país. Os alertas têm se repetido constantemente desde meados de agosto. Os atuais incluem estados de todas as regiões, com destaque para as áreas de Caatinga e Cerrado, onde as condições são mais severas.

São Paulo tem novo alerta
A Defesa Civil estadual paulista divulgou novo alerta de baixa umidade, para cidades em que as condições meteorológicas implicam riscos à saúde, e de queimadas em número elevado. O quarto alerta do ano e terceiro desta semana teve recorde em número de municípios: 511 dos 645 do estado. O alerta abrangeu cidades das regiões de  Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Barretos e Franca.

O texto da mensagem enviada reforça: “Perigo! Umidade do ar em nível crítico. Alto risco de incêndios florestais. Beba água e NÃO faça queimadas”. Hoje, o município de Descalvado teve o recorde de pior condição, com umidade relativa do ar registrada de 4%.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Polícia Rodoviária prende homem ateando fogo em mato às margens da rodovia em Marília

Suspeito foi flagrado com uma mochila saindo da mata onde estava iniciando um foco de incêndio.

Operação conjunta do BAEP e Polícia Civil prende quatro pessoas em Assis e Palmital

Foram presos um homem de 24 anos, dois homens de 42 anos e um homem de 19 anos.

Jovem de 22 anos é preso por tráfico de drogas em Assis

Foram apreendidas porções de maconha e cocaína, além de embalagens e dinheiro.

Casos de sarampo tiveram aumento de 34 vezes em 2025, alerta Opas

Dez países das Américas registraram ocorrência da doença

Por 4 a 1, STF condena Bolsonaro e mais sete

Penas serão definidas em seguida pelos ministros.

Mulher e bebê escapam sem ferimentos de incêndio em casa em Assis

Chamas tiveram início na manhã desta quinta-feira (11) após um curto-circuito em tomada do imóvel.

Escola Cléia Caçapava promove educação antirracista e realiza mostra com apresentações culturais

Porjeto visa promover reflexões e aprendizados significativos no ambiente escolar.

MIA Moda - cor, conforto e amor em moda infanto juvenil feminina

Looks do tamanho 4 ao 16 para arrasar em qualquer situação.

ANUNCIE DIVULGUE