Segunda-Feira, 07 de Julho Paraguaçu Paulista 23ºC - 8ºC veja mais

Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos tem início pela Barra Funda

03/09/2019 -


Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos tem início pela Barra Funda

Em continuidade ao Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos de Paraguaçu Paulista, a médica veterinária do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Cinthia Ribeiro Lourenço, realizou uma palestra orientativa para os tutores, no CRAS II, do bairro Barra Funda, na última sexta-feira (30).

Cinthia informou que abordou os pontos positivos da castração, o porquê da castração e as obrigações dos tutores no que diz respeito à parte do pós-operatório com medicação e curativo.

Por meio do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, foi finalizado o edital de cadastramento das clínicas de Paraguaçu Paulista, interessadas em fazer o procedimento. “Estamos fazendo agora a verificação documental para que os contratos com as clínicas possam ser assinados”, informa Cinthia.

A médica veterinária esclarece que o projeto é setorial, objetivando maior eficácia na efetivação, e o cadastramento dos animais para castração começou pelo Bairro Barra Funda. “Assim que castrarmos os animais da Barra Funda, começaremos a trabalhar em outro bairro. Estamos trabalhando setorialmente para não dar um período de espera muito grande, entre o cadastramento e a castração, o que é muito ruim”, esclarece Cinthia.

“O bairro Barra Funda foi escolhido por ter maior densidade demográfica, população de maior vulnerabilidade e maior número de animais. Depois de concluído este bairro, vamos migrando para outros da cidade, um a um”, afirma.

A castração de animais por meio do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos é regulamentada pela lei 6.322/19, programa permanente que teve início neste e deverá ser realizado de modo contínuo.

O Programa

O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos é destinado às famílias de baixa renda. Para a consolidação do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei de autoria da prefeita Almira Garms que dispõe sobre o registro, identificação, esterilização, adoção e controle ético da população de cães e gatos.

Destinado à família de baixa renda, o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, disponibilizará identificação via microchip para atribuir a cada animal um código individual e com procedimentos cirúrgicos necessários para a esterilização.

“O objetivo, ainda, é o incentivo a programas de adoção, além da realização de campanhas educativas para conscientização da posse responsável”, finaliza a médica veterinária Cinthia Ribeiro Lourenço.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura 



MAIS NOTÍCIAS

Associação Comercial inicia neste sábado o Liquida Paraguaçu 2025

Até o dia 12 de julho, comércio paraguaçuense contará com descontos imperdíveis.

Prefeitura de Lutécia exonera todos os diretores municipais após ação do Ministério Público

São pelo menos 20 pessoas, segundo informações da administração municipal.

Cresol Baser melhora classificação de risco de crédito pela Fitch Ratings

A central entrou para a classificação AA, que representa um nível de qualidade de crédito muito alto

Vereadores se reúnem na segunda-feira, 7 de julho, para mais uma Sessão Ordinária

Esta é a última Sessão Ordinária antes do recesso parlamentar, que ocorre entre 14 e 25 de julho.

Polícia encontra quase 100 porções de maconha em residência e morador é preso por tráfico em Assis

A droga, que totalizou 230 gramas, foi apreendida.

Conheça um pouco mais sobre a Via Certa Educação Profissional

A Via Certa oferece mais de 40 opções de cursos de qualificação profissional

Polícia prende homem e apreende grande quantidade de drogas em Cândido Mota

Os policiais encontraram 19 porções de maconha, 21 pedras de crack e 10 pinos de cocaína.

Número de áreas queimadas no país cai 65,8% no primeiro semestre

Total equivale a um terço da extensão afetada em igual período de 2024

ANUNCIE DIVULGUE