Sábado, 25 de Outubro Paraguaçu Paulista 31ºC - 16ºC veja mais

Em Maracaí, pipa atinge rede elétrica próxima à subestação e impacta fornecimento de energia

09/09/2025 - Ocorrência reforça o alerta sobre os riscos de empinar pipa perto da rede elétrica.


Em Maracaí, pipa atinge rede elétrica próxima à subestação e impacta fornecimento de energia

Mais uma ocorrência envolvendo linha de pipa na rede elétrica causou transtorno a clientes da região. Desta vez, em Maracaí, uma pipa atingiu a fiação elétrica, ocasionando um curto circuito e impactando o fornecimento de energia para 528 clientes da cidade. A ocorrência foi registrada na tarde de sexta-feira (5) e reforça o alerta sobre os riscos de empinar pipa perto da rede elétrica.

As equipes da Energisa Sul-Sudeste foram acionadas para atender a ocorrência de falta de energia e no local encontraram uma pipa enroscada na rede, próximo à subestação da cidade. Os profissionais realizaram os procedimentos necessários na rede e a energia foi normalizada para todos os clientes.

De acordo com o gerente de Operações da Energisa Sul-Sudeste, Anderson Rabelo Rosa, essa ocorrência reforça a seriedade de um problema de segurança constantemente enfatizado pela Energisa junto à comunidade, nas escolas e na imprensa regional: os riscos de empinar pipas perto da rede elétrica.

"Trata-se de um problema de segurança, por conta do risco à vida, já que quem empina pipa perto da fiação pode sofrer um choque elétrico fatal. O problema é ainda mais sério quando utilizam linhas com materiais cortantes como cerol, cuja comercialização e uso são considerados crimes", afirma Anderson.

O gerente acrescenta que tal situação desencadeia uma série de prejuízos à comunidade, pois "impactam a rotina nas residências, estabelecimentos de saúde, comércios e outros imóveis que acabam tendo o fornecimento da energia interrompido por um determinado período".

Impacto à rede elétrica

Para se ter uma ideia do impacto das pipas na distribuição de energia, de janeiro até agosto, nos 27 municípios atendidos pela Energisa nas regiões de Assis e Tupã, foram 41 ocorrências de interrupções temporárias de energia provocadas por pipas na rede. Com isso, mais de 13 mil clientes foram prejudicados.

"Estamos em um período propício para empinar pipas, por conta da maior incidência de ventos. O problema é que nem todos consideram as orientações de segurança: soltar pipa longe da rede elétrica e sem uso de cerol e outros materiais cortantes", destaca Anderson.

Conforme a orientação da concessionária, o correto é soltar pipa em áreas livres como parques, praças e pastos, onde não passa a fiação elétrica.  Outra orientação importante é para os casos em que a pipa se perde e o vento a leva para a rede elétrica: nunca tente resgatar nem pipas, nem rabiolas. "A tentativa de puxá-las pode ocasionar um curto-circuito e um choque até fatal".

Aos pais e responsáveis, o gerente acrescenta: "É indispensável que cada um oriente as crianças de seu convívio e fiscalize para que soltem pipa com segurança".

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Paraguaçuense de 39 anos sofre tentativa de feminicídio e pede justiça

Mulher afirma ter sido atacada com diversos golpes de faca na última quarta-feira, dia 22.

Atrevida Kids tem moda infantil com o menor preço de Paraguaçu Paulista

Peças a partir de R$20,00

Confira as ofertas especiais neste fim de semana no Açougue do Hermes

Avenida Galdino, 1.173, em Paraguaçu Paulista

Último dia de promoção imperdível na Calcevest

Toda a loja em até 10x sem juros no crediário próprio

Além de lanches incríveis, Bulhões Smash Burger serve ainda deliciosas porções

O Bulhões Smash Burger fica na Avenida Siqueira Campos, nº 1.616

Em pleno Outubro Rosa, moradora mostra aglomeração na Unidade da Mulher e vereador pede providências

Ela enviou o vídeo ao vereador Leandro Monteiro, que foi ao local verificar a situação

Homem é atropelado na faixa de pedestres em Jaú

Vítima atravessava a Avenida Ana Claudina quando foi atingida por um carro.

Piscina Municipal de Paraguaçu Paulista sedia mais uma edição do Pró Natação neste sábado, 25

O evento acontece a partir das 8h e é aberto ao público.

ANUNCIE DIVULGUE