Terça-Feira, 09 de Setembro Paraguaçu Paulista 31ºC - 19ºC veja mais

Em Maracaí, pipa atinge rede elétrica próxima à subestação e impacta fornecimento de energia

09/09/2025 - Ocorrência reforça o alerta sobre os riscos de empinar pipa perto da rede elétrica.


Em Maracaí, pipa atinge rede elétrica próxima à subestação e impacta fornecimento de energia

Mais uma ocorrência envolvendo linha de pipa na rede elétrica causou transtorno a clientes da região. Desta vez, em Maracaí, uma pipa atingiu a fiação elétrica, ocasionando um curto circuito e impactando o fornecimento de energia para 528 clientes da cidade. A ocorrência foi registrada na tarde de sexta-feira (5) e reforça o alerta sobre os riscos de empinar pipa perto da rede elétrica.

As equipes da Energisa Sul-Sudeste foram acionadas para atender a ocorrência de falta de energia e no local encontraram uma pipa enroscada na rede, próximo à subestação da cidade. Os profissionais realizaram os procedimentos necessários na rede e a energia foi normalizada para todos os clientes.

De acordo com o gerente de Operações da Energisa Sul-Sudeste, Anderson Rabelo Rosa, essa ocorrência reforça a seriedade de um problema de segurança constantemente enfatizado pela Energisa junto à comunidade, nas escolas e na imprensa regional: os riscos de empinar pipas perto da rede elétrica.

"Trata-se de um problema de segurança, por conta do risco à vida, já que quem empina pipa perto da fiação pode sofrer um choque elétrico fatal. O problema é ainda mais sério quando utilizam linhas com materiais cortantes como cerol, cuja comercialização e uso são considerados crimes", afirma Anderson.

O gerente acrescenta que tal situação desencadeia uma série de prejuízos à comunidade, pois "impactam a rotina nas residências, estabelecimentos de saúde, comércios e outros imóveis que acabam tendo o fornecimento da energia interrompido por um determinado período".

Impacto à rede elétrica

Para se ter uma ideia do impacto das pipas na distribuição de energia, de janeiro até agosto, nos 27 municípios atendidos pela Energisa nas regiões de Assis e Tupã, foram 41 ocorrências de interrupções temporárias de energia provocadas por pipas na rede. Com isso, mais de 13 mil clientes foram prejudicados.

"Estamos em um período propício para empinar pipas, por conta da maior incidência de ventos. O problema é que nem todos consideram as orientações de segurança: soltar pipa longe da rede elétrica e sem uso de cerol e outros materiais cortantes", destaca Anderson.

Conforme a orientação da concessionária, o correto é soltar pipa em áreas livres como parques, praças e pastos, onde não passa a fiação elétrica.  Outra orientação importante é para os casos em que a pipa se perde e o vento a leva para a rede elétrica: nunca tente resgatar nem pipas, nem rabiolas. "A tentativa de puxá-las pode ocasionar um curto-circuito e um choque até fatal".

Aos pais e responsáveis, o gerente acrescenta: "É indispensável que cada um oriente as crianças de seu convívio e fiscalize para que soltem pipa com segurança".

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Você sabia que no Bulhões tem deliciosas porções para você dividir com a família e os amigos?

Faça seu happy hour no Bulhões, saboreando porções maravilhosas acompanhadas daquele drink especial

Jovem de 21 anos que estava desaparecido é encontrado na Unesp de Assis

Paraguaçuense foi localizado com ferimentos dentro do banheiro da instituição.

Família comunica desaparecimento de paraguaçuense de 21 anos próximo a Unesp em Assis

Gabriel estuda na Unesp e foi visto pela última vez em um posto próximo ao local.

Prefeitura de Paraguaçu abre inscrições para cursos gratuitos do programa Caminho da Capacitação

Iniciativa oferece qualificação profissional, geração de renda e autonomia financeira

Força Tática prende três pessoas por tráfico de drogas na Vila Progresso, em Assis

Foram apreendidas porções de cocaína, crack e maconha.

CMEC promove a 1ª edição do Mulheres que Conectam em Paraguaçu Paulista

O encontro será realizado em 18 de outubro, das 14h às 20h, no CPP

Caminhão do Nossa Energia troca lâmpadas e ventiladores, e sorteia geladeiras em Oscar Bressane

Veículo permanece em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Coletivo Negro Baobá divulga programação para este segundo semestre em Paraguaçu Paulista

Feijoada com samba, Desfile de Beleza Negra e Marcha das Mulheres Negras em Brasília estão na agenda

ANUNCIE DIVULGUE