Quarta-Feira, 04 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 29ºC - 22ºC veja mais

Transição de estações terá picos de calor, breves quedas de temperatura e baixa umidade na região

02/09/2025 - Defesa Civil e especialista reforçam a importância dos cuidados durante este período.


Transição de estações terá picos de calor, breves quedas de temperatura e baixa umidade na região

Setembro de 2025 será marcado por uma transição gradual entre o inverno e a primavera, com predomínio de tempo seco e altas temperaturas no interior do estado de São Paulo, principalmente na primeira quinzena. Esse período pode provocar e agravar problemas respiratórios.

Os dados são resultado de estudo realizado pelos meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Nas regiões de Presidente Prudente (SP) e Marília (SP), o estudo indica picos de calor entre os dias 7 e 9. As primeiras pancadas de chuva devem ocorrer na segunda semana do mês. Instabilidades no tempo são previstas para a segunda quinzena de setembro. Veja a previsão completa mais abaixo.

Já para as regiões de São José do Rio Preto, Bauru, Araçatuba e Sorocaba, a previsão indica que a umidade do ar pode cair abaixo de 20% entre os dias 8 e 9. Nos dias seguintes haverá breve queda de temperaturas.

Transição de estações
Conforme a Defesa Civil, esse período representa o encerramento da fase mais seca do inverno, caracterizada por ar frio e baixa umidade, e a retomada progressiva de umidade e precipitações típicas da primavera.

A circulação de ventos passa a favorecer maior transporte de umidade, ampliando a ocorrência de pancadas irregulares de chuva, muitas vezes fortes e acompanhadas de trovoadas. Esse novo padrão tende a se intensificar em outubro, consolidando o início do período chuvoso.

Outro fator a ser considerado é a possível influência do fenômeno La Niña, que pode modular a distribuição de chuvas e temperaturas em São Paulo, especialmente no decorrer da primavera.

Cuidados com a saúde

As oscilações climáticas podem agravar doenças respiratórias, principalmente relacionadas à baixa umidade. “As principais infecções das vias aéreas superiores são as gripes, resfriados comuns, rinossinusites e também da via aérea inferior, pneumonia”, contou o médico pneumologista Osvaldo Saraiva.

Mas por que o clima afeta nossa saúde? O pneumologista explicou que a função das vias aéreas, principalmente as superiores, é umidificar o ar, aquecer o ar e filtrar o ar que vai para o pulmão, onde há a troca de gáscarbônico por oxigênio.

“Por causa dessa umidade muito baixa, o nariz e a rinofaringe acabam trabalhando de uma forma muito acentuada, fazendo a descompensação principalmente de doenças como asma, bronquite e rinite. É muito importante que nesse período do ano você passe por uma avaliação médica para justamente avaliar o controle desse quadro”, orientou o médico.
Pessoas que têm alguma doença respiratória prévia são mais propensas à infecção respiratória, que pode ser agravada. Por isso, para prevenir problemas, principalmente nesse período do ano, é importante ir ao médico para avaliação.

Se o paciente já tiver alguma doença prévia, é prudente ter certeza de que ela está controlada e, se possível, antecipar uma estratégia para minimizar o impacto que as mudanças climáticas provocam nesse período do ano.

“Como a gente está numa umidade do ar relativamente muito baixa, é extremamente importante a aplicação de soro fisiológico com muita frequência no nariz para hidratar e para limpar essa via aérea", ensina o especialista.
O médico ainda orienta fazer uso das medicações de controle da doença respiratória e manter o calendário vacinal em dia, fazendo com que amenize ou evite infecções tradicionais dessa época do ano. "São dicas importantes, além da prática de atividade física, que combate e é preventivo para todas as doenças”, alertou Saraiva.

 

Fonte: G1 



MAIS NOTÍCIAS

Secretaria Municipal de Esportes oferece aulas gratuitas de zumba para toda a comunidade

Segunda, quarta e sexta, 19h30, no Ginásio Feijão, e terça e quinta, no mesmo horário, no Caramuru

Sexta-feira tem vacinação contra a raiva para cães e gatos em Paraguaçu Paulista

Ação acontece em frente ao Estádio Municipal das 9h ao meio-dia ou até que as doses acabem.

Polícia Civil deflagra operação em combate a crimes de estelionato em Assis e região

Empresa de Assis teve prejuízo financeiro de R$90 mil.

Polícia identifica rede de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e prende dois homens em Rancharia

Operação Laços de Sangue, teve como objetivo o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão.

Paraguaçu Paulista contabiliza três casos positivos de dengue em 2026

Secretaria de Saúde atualizou o boletim epidemiológico no município

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

País registra quatro vítimas e 10 tentativas de feminicídio por dia

A Maria Fumaça virou fumaça há muito tempo, afirma vereador em Paraguaçu Paulista

Douglas Khenayfis usou a tribuna da Câmara para fazer críticas ao setor de turismo na cidade.

Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

Cerca de 300 mil documentos foram emitidos desde mudança em sistema

ANUNCIE DIVULGUE