Maestro Cícero Siqueira fala sobre o trabalho da Escola Municipal de Música
02/09/2025 - Cícero contou a história da escola de música, que começou em 1987.

Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 1º de setembro, participou da Tribuna Livre o Maestro Cícero Siqueira, que tem mais de 50 anos de atuação na Cultura Paraguaçuense, sendo 38 dedicados à Lyra Maestro Roque Soares de Almeida, que completou 107 anos de história em 2025.
Em sua participação na Tribuna, Cícero contou a história da escola de música, que começou em 1987, na gestão Hasegawa; a sede era ao lado do Tiro de Guerra, e a escola foi evoluindo ao longo dos anos. Em 1999, na gestão Arruda, a escola teve uma mudança bastante significativa, quando foi criado um programa de bolsa de estudos, que existe até hoje.
Já na gestão do Prefeito Antian, foi criado um convênio de parceria entre a Prefeitura e a Associação Cultural Maestro Cicero Siqueira. Hoje, todos os professores e músicos da banda são MEI, devidamente contratados pela Associação, que recebe uma verba anual da Prefeitura.
“Infelizmente, o último reajuste anual foi irrisório e só conseguimos aumentar 50 reais no salário de cada músico, o arranjador ficou sem aumento e o mastro também. É uma coisa que precisa ter um cuidado especial para o orçamento do ano que vem, para que a Associação possa ter um aumento, um repasse melhor, para que possamos fazer reajustes mais dignos para os professores e músicos”, disse Cícero.
A escola está perfeitamente legalizada, funcionando com 130 alunos hoje, sendo 90 atuando e 40 matriculados para começar. Atualmente, sua sede fica na Vila Murilo Macedo, ao lado do Ginásio de Esportes.
“Estou feliz por passar essas informações para os vereadores hoje, dizer mesmo que precisamos da colaboração de todos que puderem nos dar um apoio, inclusive financeiro. Agradeço ao Presidente da Câmara e aqueles que me abriram esse espaço, e dizer que estamos à disposição de todos na nossa escola de música. Fica o convite para todos que quiserem ir lá conhecer nosso trabalho, que é um trabalho sério que vem sendo desenvolvido há muito tempo”, finalizou o Maestro Cìcero Siqueira.
A Associação Cultural Maestro Cicero Siqueira é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) reconhecida de utilidade pública pela Lei Municipal 3.371/2021 e sem fins lucrativos. As parcerias para desenvolvimento de atividades culturais são de fundamental importância para a continuidade das ações desenvolvidas pela Lyra, pois por meio dela é possível garantir, com recursos do Município, que as atividades não sejam interrompidas.
Cícero é natural de Paraguaçu Paulista, filho de Célio Rodrigues Siqueira e Aydée Chaves Siqueira. Passou a infância e adolescência em nossa cidade, onde iniciou os Estudos de Música em Piano aos 8 anos; cursou o Ensino Fundamental no Colégio Paraguaçu; no ensino médio estudou no Instituto Mackenzie em São Paulo, no Colégio Evangélico Alto Jequitibá em Minas Gerais e no Centro de Ensino Médio Elefante Branco em Brasília, Distrito Federal.
É graduado em Licenciatura Plena em Música na Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara - Instituto Villa Lobos da Universidade do Rio de Janeiro. Cícero Siqueira tem mais de 50 anos de atuação na Cultura Paraguaçuense, bem como o brilhante trabalho que desenvolveu frente a Escola Municipal de Música e a Banda Municipal Lyra Maestro Roque Soares de Almeida, durante todo tempo de serviços prestados.
Fonte: Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara