Quinta-Feira, 04 de Setembro Paraguaçu Paulista 31ºC - 17ºC veja mais

Fiocruz vai produzir remédio para atrofia muscular espinhal

01/09/2025 - Hypera Pharma e Aurisco Pharmaceutical são farmacêuticas parceiras


Fiocruz vai produzir remédio para atrofia muscular espinhal

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmou parceria com as empresas Hypera Pharma e Aurisco Pharmaceutical para o desenvolvimento e a fabricação nacional do medicamento Nusinersena, usado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal 5q (AME). A assinatura da sociedade ocorre no contexto do Agosto Roxo, mês de conscientização sobre a doença.

A iniciativa faz parte da estratégia do Novo Programa de Aceleração do Crescimento da Saúde, do Ministério da Saúde, “para fortalecer a produção local de medicamentos e biotecnológicos no país, reduzir a dependência externa e ampliar o acesso da população brasileira a terapias de alta complexidade”, diz a Fiocruz. 

A fundação destaca que o remédio vem sendo fornecido no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2019, mas que a parceria, além de trazer economia aos cofres públicos, tem o diferencial de incorporar uma plataforma tecnológica inédita no país. 

“A proposta permitirá ao Brasil desenvolver plataforma nacional de produção de oligonucleotídeos, que tem o potencial para ser utilizada também no desenvolvimento de medicamentos para outras doenças”, informa a instituição.

De acordo com o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, a transição demográfica impõe a necessidade de ampliar a carteira de produtos direcionada também ao tratamento da AME. A  introdução do medicamento Nusinersena reflete a estratégia.

"A implementação da plataforma, pioneira na América Latina, reforça o papel da Fiocruz como base científica, tecnológica e industrial do SUS, elegendo como prioridade a inovação que garante o acesso da população a produtos pioneiros.”

A diretora de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rosane Cuber ressalta que esse projeto demonstra o compromisso científico e tecnológico de Bio-Manguinhos com a inovação, a sustentabilidade e a ampliação do acesso a tratamentos de ponta. “Nossa colaboração com a Hypera Pharma, Bio-Manguinhos/Fiocruz e o Ministério da Saúde para garantir um medicamento seguro, eficaz e acessível à população brasileira é um momento histórico para nossa empresa”, disse o representante da Aurisco no Brasil, Marco Oliveira.

Tecnologia inovadora
O medicamento Nusinersena é um oligonucleotídeo antisense (ASO), que atua na produção de uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores afetados pela Atrofia Muscular Espinhal 5q (AME). A Bio-Manguinhos/Fiocruz passará a produzir o produto de forma integral no país.

O projeto será executado em fases com monitoramento contínuo desde a submissão do projeto até a verificação da internalização da tecnologia.

“Ao final do processo, Bio-Manguinhos/Fiocruz estará plenamente capacitado para produzir o medicamento em território nacional, com total domínio tecnológico”, informou a Fiocruz.

A fundação destaca que o remédio vem sendo fornecido no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2019, mas que a parceria, além de trazer economia aos cofres públicos, tem o diferencial de incorporar uma plataforma tecnológica inédita no país. 

De acordo com o presidente da fundação, Mario Moreira, a transição demográfica impõe à Fiocruz a necessidade de ampliar sua carteira de produtos direcionada também ao tratamento da AME e a introdução desse novo produto reflete a estratégia. "A implementação dessa plataforma, pioneira na América Latina, reforça o papel da Fiocruz como base científica, tecnológica e industrial do SUS, elegendo como prioridade a inovação que garante o acesso da população a produtos pioneiros.”

A diretora de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rosane Cuber ressalta que o projeto demonstra o compromisso científico e tecnológico de Bio-Manguinhos com a inovação, a sustentabilidade e a ampliação do acesso a tratamentos de ponta.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Ação Tática resulta em prisões e apreensão de maconha, crack e cocaína em Tarumã

Os envolvidos e todo o material foram apresentados na Central de Polícia Judiciária de Assis.

Toxicológico: Laboratório Bioquímico destaca as finalidades formas de realização do exame

No Bioquímico, você realiza o exame de forma segura, com a qualidade que você já conhece.

1ª biografia do poeta de Beijinho Doce será lançada dia 27 em Paraguaçu, sua terra natal

Obra 'Nhô Pai, o poeta de Beijinho Doce' coincide com os 100 anos da cidade

DER inicia operação de 31 novos radares em rodovias da região

Equipamentos fazem parte de edital que prevê 649 novos radares em todo o estado.

Mulher é presa em Assis transportando drogas em bagageiro de ônibus

Ao ser flagrada, ela declarou que é a quarta vez que realiza este tipo de transporte.

Procon-SP: só 25% dos estabelecimentos seguem protocolo para mulheres

Procon-SP: só 25% dos estabelecimentos seguem protocolo para mulheres

Receita antecipa pagamento do último lote da restituição do IR

Contribuintes que entregaram no prazo já receberam os valores

Polícia Rodoviária prende criminoso com cigarros contrabandeados na Raposo Tavares, em Assis

Durante a vistoria, localizaram 50 caixas de cigarros, totalizando 25 mil maços de cigarros

ANUNCIE DIVULGUE