Sábado, 20 de Dezembro Paraguaçu Paulista 31ºC - 20ºC veja mais

APAE de Paraguaçu Paulista comemora 50 anos de história

27/08/2025 - Associação atende atualmente 92 pessoas, oferecendo diversas atividades e apoio com profissionais.


APAE de Paraguaçu Paulista comemora 50 anos de história

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, de Paraguaçu Paulista, celebra nesta quarta-feira, dia 27, seus 50 anos de histpória. 
Fundada em 27 de agosto de 1975, a APAE é uma associação civil, beneficente de assistência social, com atuação nas áreas de educação especial, assistência social, saúde, esporte, preparo para o mercado de trabalho e defesa e garantia de direitos. 


As atividades da APAE se iniciaram com nove alunos em uma sala cedida no Sindicato Rural Patronal.  No dia 12 de outubro de 1982, depois de inúmeras ações e mobilizações promovidas pelo poder público, iniciativa privada e a comunidade paraguaçuense, a APAE inaugurava a sua tão sonhada sede na Rua Santos Dumont, onde é instalada atualmente. O prédio foi construído em terreno doado pelo Sr. Aracynio Tortolero Araújo.
Desde então, com o propósito de promover a inclusão social e contribuir na melhoria da qualidade de vida do deficiente e sua família, a APAE passou por vários processos de transformação.


Visando diversificar mais os atendimentos, melhorar a qualidade dos mesmos e aumentar o número de atendidos, surgiu então o sonho de uma APAE Rural, para o desenvolvimento de projetos de horticultura, psicultura, jardinagem e muitas outras atividades relacionadas ao convívio com a natureza. 
A construção da sede rural teve início no final da década de 90, patrocinada pela Sra. Lina Leuzzi e muitos outros cidadãos e empresas da cidade. O sonho se tornou realidade com a inauguração da sede em 2002 e atualmente se destina ao atendimento de assistidos acima de 30 anos. Na APAE Rural também funciona a Fábrica de Gelo, onde todo o processo de fabricação, manuseio e empacotamento é realizado pelos assistidos, com o acompanhamento de monitores.


A entidade dispõe atualmente de um quadro técnico-pedagógico com 24 profissionais, trabalhando para inserir na sociedade 92 pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas, com certo atraso no desenvolvimento e com dificuldades para aprender e para realizar atividades. 
Na APAE eles encontram uma estrutura gratuita de especialistas que os ajudam a desenvolver habilidades físicas, mentais e sociais. O transporte é feito pela entidade, além disso, recebem uma alimentação balanceada e de qualidade, com cardápio acompanhado por nutricionista. A entidade serve aos alunos o café da manhã, almoço e lanche da tarde.


“Nosso objetivo é promover a independência dos alunos, seja em casa, no mercado de trabalho, no ensino regular ou na própria família. Os alunos/assistidos que recebem a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho têm acompanhamento permanente da instituição”, destaca a APAE.
Atualmente sete alunos da APAE estão inseridos no mercado de trabalho (usinas e supermercados). Todas as atividades realizadas na entidade são conduzidas pela direção, coordenação pedagógica, professores, educadores sociais e equipe técnica. A equipe multidisciplinar é composta por psicóloga, fisioterapeuta, psicomotricista, psicopedagoga, assistente social e enfermeira.
As atividades profissionalizantes e/ou ocupacionais são desenvolvidas com os deficientes intelectuais, com respeito a suas limitações e com a valorização de suas potencialidades. 

“O incansável trabalho dos dirigentes nas diversas gestões, a profissionalização dos seus colaboradores, o auxílio dos voluntários, sempre prontos e dispostos a ajudar e as contribuições da sociedade, fazem da APAE uma entidade conceituada, respeitada e reconhecida, legalmente constituída e estruturada, habilitada para receber doações, recursos de fontes especiais e autorizada a firmar convênios”, destaca a instituição.


Atualmente a APAE está presidida pelo Sr. Arnaldo Góis Maciel, com mandato de janeiro de 2023 à 31/12/2025, mediante a um trabalho árduo e transparente, com muitas as conquistas em sua gestão.
“Podemos afirmar que ao completar 50 anos, a APAE não comemora apenas a longevidade no processo de ensino e qualificação de alunos especiais, a entidade celebra a superação de obstáculos, as conquistas alcançadas e apoio de cidadãos de bem, que nos permite ainda ter sonhos para o futuro”, ressalta a entidade paraguaçuense.


“Agradecemos a Deus pelos desafios e conquistas, agradecemos também a comunidade paraguaçuense pelo apoio e prestígio em nossas ações e eventos, aos sócios contribuintes e patrocinadores pelas doações financeiras que possibilitam manter nossos serviços, aos voluntários pela doação de seus trabalhos, ao Poder Público Municipal, Departamentos Municipais e a Casa de Leis pelo reconhecimento e apoio às nossas ações e a prontidão em atender nossas solicitações sempre que necessitamos.  Aos nossos alunos, nossa razão de existir; nossos agradecimentos sinceros e o desejo de que sempre cultivem valores de solidariedade, determinação, coleguismo, conhecimento, vontade e superação de limites, pois são vocês que fazem a diferença em nosso trabalho, e nós trabalhamos juntos para fazermos a diferença em nossa sociedade. Que DEUS sempre nos conceda força, perseverança e sabedoria para continuarmos com excelência nosso trabalho e comemorarmos muitos e muitos anos”, agradeceu a associação.

 

 

Fonte: APAE



MAIS NOTÍCIAS

Clínica de Olhos Dr. Bassam: tecnologia oftalmológica no interior de São Paulo

Conheça o parque tecnológico e a importância dos exames oculares para a sua saúde

Casos & Causos: Conheça a trajetória de Fátima Salum, professora, escritora e pesquisadora

Iniciativa foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira

MPF abre inquérito sobre política de combate à violência contra mulher

Em São Paulo, alta de feminicídios e comoção pública motivam decisão

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

Primeiras cidades da lista são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Corrida Summer AFC deverá agitar Paraguaçu Paulista no início do ano

A competição será no dia 17 de janeiro e as inscrições já estão abertas.

Escritoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia lançam livros infantis nesta sexta-feira, dia 19

Valdina e Valdineia são irmãs e professoras aposentadas e estão estreando na literatura infantil.

Banda Olho, que marcou gerações em Paraguaçu, realiza reencontro e show especial no Boteco e Brasa

Será uma apresentação única, revivendo histórias, sons e sentimentos que marcaram gerações.

ANUNCIE DIVULGUE