Alunos do Cene são contemplados por Programa de Intercâmbio com viagens para Nova Zelândia e Canadá
20/08/2025 - Programa Prontos pro Mundo possibilita a estadia de jovens em outro país pelo período de três meses.
Dois estudantes da Escola Estadual Diva Figueiredo da Silveira, o Cene, de Paraguaçu Paulista, foram contemplados pelo programa “Prontos pro Mundo”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), que oferece aos estudantes da rede pública estadual a chance de vivenciar uma experiência internacional por meio de um intercâmbio educacional em países de língua inglesa.
Rafael Damaceno Botelho foi contemplado com um intercâmbio para Nova Zelândia. Ele passou três meses lá, vivendo uma experiência única em sua vida, conhecendo a cultura, tradições, costumes e vivenciando na prática o dia a dia em um novo país.
“Foi uma experiência surreal, desde o momento em que eu recebi a notícia de que eu iria para outro país, até eu voltar para o Brasil, não vou ter outra experiência que possa se igualar a essa”, disse.
Já o estudante Vitor Souza Camilo, que também foi contemplado pelo programa, está de malas prontas e deve embarcar neste mês de agosto para o Canadá, onde também permanecerá por um período de três meses.
“Eu fiquei muito feliz e espero que tenha muita coisa nova para aprender durante a viagem”, afirmou o jovem.
O professor Washington Fraga, que é o diretor da instituição, destacou que entre os critérios para se inscrever no programa estão o bom desempenho escolar, frequência mínima de 90% na escola e bom resultado na prova do Saresp. O ‘Prontos pro Mundo’ acaba motivando os alunos a se dedicarem ainda mais aos estudos.
“Esse programa proporciona uma experiência no exterior, uma vivência diferente, conhecer outras culturas, outros hábitos, outros modos de pensar e também a melhora no inglês deles, que é muito importante, então nossa escola está muito feliz por ter essa oportunidade”, ressaltou.
Os alunos que participam do intercâmbio têm todas as despesas custeadas pelo Governo do Estado, incluindo passagens aéreas; visto e documentação; hospedagem em casa de família; alimentação; transporte local; curso e materiais; seguro saúde; bolsa-instalação (para despesas antes da viagem); e bolsa-intercâmbio (para despesas durante a estadia no exterior).
Redação TV Paraguaçu