Sábado, 19 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Anvisa aprova medicamento oral para tratar tumores cerebrais

12/08/2025 - Oncologista diz que é maior avanço na área nos últimos 20 anos


Anvisa aprova medicamento oral para tratar tumores cerebrais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana o registro do medicamento Voranigo® (vorasidenibe), inibidor de enzimas, disponível no formato de comprimidos de uso diário produzidos pela farmacêutica Servier e utilizados no tratamento de câncer cerebral.

Em nota, a farmacêutica informou que o medicamento é indicado para pacientes a partir dos 12 anos com tipos específicos de gliomas difusos chamados astrocitomas ou oligodendrogliomas, de baixo grau (grau 2), com mutações na enzima IDH 1 ou 2, que já foram submetidos a procedimento cirúrgico e que não tenham indicação de radioterapia ou quimioterapia imediata.

Ainda de acordo com a Servier, o vorasidenibe atua bloqueando as enzimas IDH1 e IDH2 mutadas, responsáveis pela produção de substâncias que estimulam o crescimento de células tumorais.

Em entrevista à Agência Brasil, o oncologista Fernando Maluf avaliou a aprovação do medicamento como o maior avanço na área de gliomas dos últimos 20 anos. “Gliomas são os tumores cerebrais mais comuns que existem. Os de baixo grau acometem preferencialmente uma população muito jovem, que começa a desenvolver esse tumor desde a infância e adolescência até adulto jovem”.

“Os tumores de baixo grau só têm rádio e quimio como alternativas. Essa medicação coloca uma alternativa muito especial para tentar evitar novas cirurgias, radioterapia ou medicamentos mais agressivos. Ela consegue reduzir, de forma muito importante, o risco de progressão da doença às custas de uma boa tolerabilidade”, completou o médico.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Casos & Causos: Conheça a trajetória da escritora Ana Santiago

Websérie foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira.

Alunos de Paraguaçu Paulista apresentam pesquisa sobre educação antirracista no Congresso da UNESP

Eles foram acompanhados pelos professores Eliana Cruz e Marcelino Pereira, idealizadores do projeto.

Escolas brasileiras perdem um terço do tempo do professor com burocracia e bagunça

Confira o artigo do jornalista William Asaph Yanraphel.

Fim de semana de ofertas especiais no Açougue do Hermes

Av. Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista

Sexta-feira na Padaria São Marcos traz novidades em rocamboles, pizzas e cardápio à la carte

Espaço conta com ambiente totalmente climatizado, estacionamento amplo e uma equipe qualificada

Eletro Clima: referência em ar-condicionado automotivo em Paraguaçu Paulista e região

Rua Antônio Machado, 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal

Real Madri é o grande campeão da Libertadores AFC período noturno

Azulão faturou o título de vice-campeão.

Assis recebe 1º Festival 'A Música nos Une' em prol do tratamento do pequeno Filipe Baptista

Evento beneficente será na Praça da Bandeira e contará com diversas atrações.

ANUNCIE DIVULGUE