Prefeitura é multada pela Cetesb por queima irregular de lixo em área turística de Marília
07/08/2025 - Multa ultrapassa R$ 10 mil após reincidência em queima irregular de lixo em área pública.

A Prefeitura de Marília (SP) foi multada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) devido à queima irregular de lixo em um terreno às margens de uma estrada que dá acesso a uma área turística da cidade. O local já havia sido alvo de autuação em janeiro deste ano.
Segundo a Cetesb, o poder público municipal foi notificado há cerca de sete meses, mas o problema continua. Agora, a nova multa teve valor dobrado, resultando em R$ 10 mil.
O terreno pertence ao município e fica nos fundos de uma área usada legalmente para descarte de entulho, em parceria com a Associação de Caçambeiros de Marília. Porém, no espaço irregular, há fumaça por conta da queima frequente de resíduos, o que pode causar danos ao meio ambiente e problemas respiratórios à população.
Além disso, a Cetesb identificou outro ponto crítico na mesma região, uma grande quantidade de lixo espalhado no fundo do terreno, supostamente descartado por uma empresa do setor de reciclagem de plásticos.
De acordo com a Cetesb, o descarte desordenado e a queima de lixo representam risco ambiental e sanitário, e as multas aplicadas não cobrem os prejuízos causados à natureza.
A Prefeitura de Marília afirmo, que tem conhecimento do problema e que a situação é resultado de administrações anteriores. No entanto, a gestão atual já foi multada em janeiro, o que indica que houve tempo para buscar soluções.
Ainda segundo o município, a queima é provocada por pessoas que invadem o terreno. O local conta com uma guarita, que deveria restringir o acesso, mas a fiscalização não estaria sendo eficiente. A administração informou também que está em negociação com a Cetesb para legalizar um novo espaço e, assim, desativar a área irregular.
Fonte: G1