Trem Fantasma? Prefeitura garantiu que Maria Fumaça voltaria a funcionar, mas ela segue parada
06/08/2025 - Vereador Douglas Khenyfis quer explicações do Executivo.
O vereador Douglas Khenayfis apresentou na segunda-feira, dia 4, durante Sessão Ordinária, o REQUERIMENTO Nº 268/25, que “Requer ao sr. Prefeito que sejam prestadas as seguintes informações oficiais referentes à matéria publicada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista no dia 24 de fevereiro de 2025, que afirma que a locomotiva histórica ‘Maria Fumaça’ voltará a funcionar ainda neste semestre, durante o Ano do Centenário”.
A cobrança do vereador se deve a uma fala do Secretário de turismo, Rubens Aleixo, que prometeu que a locomotiva entraria em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano, o que não aconteceu.
"Eu, como diretor de Turismo, estou dando a minha palavra de que neste semestre/ano do Centenário a locomotiva a vapor irá, sim, rodar e trazer os turistas para Paraguaçu Paulista" - garantiu Rubens Aleixo, em nota divulgada no site oficial da Prefeitura no dia 24 de fevereiro.
Na época, Aleixo destacou que todo o processo necessário para o retorno das atividades da Maria Fumaça já havia sido debatido e era de conhecimento do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e também da Associação Comercial - que faz parte do Conselho, além disso, a sociedade civil interagida estava ciente e consciente da condição e dos trabalhos que estão sendo feitos para o retorno do trem turístico.
"Estamos falando de uma locomotiva cara e que a manutenção é ainda mais cara. Estamos trabalhando. Agora só está faltando a parte burocrática, que é a licitação para a compra da tubulação, que precisa ser trocada, e algumas inspeções" – declarou Rubens Aleixo, atual secretário e na época diretor de Turismo.
Diante do não retorno da locomotiva aos trilhos, o vereador Douglas Khenayfis fez vários questionamentos ao Executivo Municipal, entre eles qual o cronograma oficial com prazos e etapas previstos para o retorno das atividades da Maria Fumaça e se a licitação para compra da nova tubulação já foi iniciada ou concluída.
Ele questiona ainda qual o custo estimado total para a reativação da locomotiva, incluindo manutenção, aquisição de peças e adequações físicas e quais documentos e pareceres técnicos embasam a viabilidade do funcionamento da locomotiva.
Redação TV Paraguaçu