Maquinário agrícola atinge rede elétrica e interrompe fornecimento de energia em Rancharia
31/07/2025 - Mais de 800 pessoas ficaram sem energia elétrica.

Um maquinário agrícola atingiu, nesta quarta-feira (30), a rede elétrica de uma área rural e provocou a interrupção temporária no fornecimento de energia para 806 pessoas, em Rancharia (SP).
A Energisa Sul-Sudeste, empresa responsável pela distribuição de energia no município, ressaltou que a ocorrência é mais um alerta sobre os riscos do manuseio de maquinários próximo à rede elétrica.
Enviadas para o local, as equipes realizaram os procedimentos na rede e a energia foi normalizada em 20 minutos para a população afetada.
Apesar da atuação imediata da concessionária, a empresa ressaltou que a ocorrência reacende o alerta sobre os cuidados necessários na hora de manusear maquinários agrícolas, caminhões basculantes e outros veículos de grande porte tanto na área rural, quanto na urbana.
“No caso do uso de máquinas na zona rural, uma das orientações mais importantes é analisar previamente o distanciamento adequado da faixa de servidão”, orientou o coordenador do Centro de Operações Integrado, Mauricio Arantes.
Veja outras medidas para evitar acidentes com a rede elétrica na área rural:
- caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário, exceto em caso de princípio de incêndio. Nesse caso, deve-se chamar imediatamente a concessionária e os Bombeiros, que farão os procedimentos com segurança;
- na movimentação de máquinas e tratores, cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres ao chão. Desvie deles. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar;
- no carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima. mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;
- jamais opere a abertura da caçamba de caminhão basculante se o veículo estiver debaixo da rede elétrica; e
- mantenha a vegetação podada para facilitar a visualização da rede elétrica.
Fonte: G1