Sexta-Feira, 01 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 10ºC veja mais

Saúde abre consulta sobre inclusão da vacina meningo B no SUS

31/07/2025 - Imunizante protege contra sorotipos da bactéria que causa meningite


Saúde abre consulta sobre inclusão da vacina meningo B no SUS

O Ministério da Saúde abre, nesta quinta-feira (31), consulta pública sobre a incorporação da vacina meningo B no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante previne contra a infecção pela bactéria meningococo do tipo B, que é a mais prevalente entre as causadoras de doença meningococica. A vacina já está disponível no sistema privado de saúde. Já o Sus disponibiliza imunizantes contra outros quatro sorotipos: A, C, W e Y.

O meningococo é transmitido pelo ar e a principal consequência grave é a meningite meningocócica, inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, que pode evoluir com muita rapidez e até levar ao óbito. Somente este ano, o Brasil registrou 2357 casos de meningite do tipo bacteriana, com 454 mortes. Além da alta letalidade, entre 10% e 20% dos sobreviventes desenvolvem sequelas, como surdez, amputação de membros ou comprometimentos neurológicos.

A maior parte dos registros submetidos ao Ministério da Saúde não informam a sorologia da bactéria causadora, mas pelo menos 138 casos foram causados por meningococo do tipo B, com 21 mortes. Por isso, a vacinação com a meningo B é recomendada por sociedades médicas, apesar de não fazer parte do calendário básico infantil do SUS. O imunizante deve ser aplicado em três doses, aos 3, 5 e 12 meses de idade.

A proposta de incorporação foi apresentada pela farmacêutica GSK, produtora do imunizante à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde - Conitec, órgão responsável por avaliar todas as propostas de inclusão no sistema.

De acordo com o dossiê apresentado, o custo de inclusão do imunizante é de aproximadamente R$ 6,1 bilhões ao longo de cinco anos, mas a farmacêutica argumenta que a vacinação reduziria gastos com a internação e o tratamento dos doentes.

A consulta pública ficará disponível por 20 dias no site da comissão. Em seguida, as contribuições serão analisadas pelos membro da Conitec e para a elaboração do relatório que vai recomendar a inclusão ou a não-inclusão da vacina.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Conheça um pouco da estrutura do Bioquímico para a realização de hemograma

Laboratório conta com tecnologia de ponta para atender os pacientes.

Banca do Arnaldo nas feiras livres de Paraguaçu Paulista oferece o Mel 5R

Arnaldo Cândido garante a qualidade e a procedência do mel que comercializa.

Jovem grávida que estava desaparecida desde segunda-feira é encontrada em Assis

Luana, de Santa Cruz do Rio Pardo, havia desaparecido após receber alta do HR de Assis

Fisioterapeuta de Paraguaçu ganha destaque regional por ajudar adolescentes com gravidez indesejada

Ana Marta criou a Associação Filantrópica de Apoio à Gestante Adolescente.

Maquinário agrícola atinge rede elétrica e interrompe fornecimento de energia em Rancharia

Mais de 800 pessoas ficaram sem energia elétrica.

Conta de luz fica mais cara com bandeira vermelha 2 a partir desta sexta-feira, dia 1º

Aneel anuncia cobrança extra de R$ 7,87 a cada 100 kWh, medida vale para todo o mês de agosto.

Governo garantirá gás de cozinha gratuito para 17 milhões de famílias

Medida será oficializada “em breve”, diz MME

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

Suco de laranja, combustíveis e minérios estão entre as exceções

ANUNCIE DIVULGUE