Quinta-Feira, 31 de Julho Paraguaçu Paulista 26ºC - 6ºC veja mais

Caso Marília Mendonça: quando os avós podem assumir o papel de responsáveis, mesmo com pai presente?

30/07/2025 - Especialista explica critérios jurídicos e o peso do "melhor interesse da criança" em disputas


Caso Marília Mendonça: quando os avós podem assumir o papel de responsáveis, mesmo com pai presente?

A decisão da Justiça de Goiás, que concedeu a guarda provisória do filho de Marília Mendonça ao cantor Murilo Huff, pai da criança, trouxe novos contornos à disputa familiar e reacendeu o debate jurídico: em que circunstâncias os avós podem assumir a guarda de um neto, mesmo com o pai biológico presente e disposto a exercer a paternidade? A resposta está longe de ser simples e envolve uma série de critérios jurídicos e psicossociais. Para a advogada Ana Luísa Lopes Moreira, integrante do escritório Celso Cândido de Souza Advogados, a análise deve sempre partir de um princípio central do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o do melhor interesse da criança.

Segundo a especialista, a regra geral prevê que, após a morte de um dos genitores, o outro, chamado de “genitor supérstite”, deverá assumir a guarda. No entanto, essa preferência não é absoluta. “Deve-se observar se esse genitor atende, de fato, à maior aptidão para exercer a guarda. Caso se constate, por exemplo, um vínculo afetivo mais forte com os avós, somado a condições que garantam mais segurança e qualidade de vida à criança, a guarda poderá ser deferida a eles, de forma compartilhada ou até unilateral”, afirma Ana Luísa.

No caso do pequeno Léo, que vive com a avó materna desde a morte de Marília Mendonça em 2021, a convivência prolongada pode pesar a favor da manutenção da guarda compartilhada. “A adaptação e o bem-estar do menor são fatores centrais na definição da modalidade de guarda. O artigo 1.583 do Código Civil prevê essa possibilidade, desde que estejam presentes outros elementos, como a preservação dos vínculos afetivos e a segurança da criança”, explica a advogada.

Ela acrescenta que, mesmo em hipótese de guarda unilateral para a avó, os direitos e deveres do pai não seriam excluídos. “O pai ainda teria o dever legal de supervisionar os interesses do filho”, observa.

Sobreposição ao direito natural dos pais

O princípio do melhor interesse da criança, previsto no ECA — que completa 35 anos em 2025 —, pode inclusive se sobrepor ao chamado “direito natural dos pais”, dependendo do caso concreto. “É um princípio norteador. O juiz, ao decidir, levará em conta provas documentais, laudos psicossociais e tudo o que for necessário para verificar quem está mais apto a promover o desenvolvimento integral da criança. Embora a guarda compartilhada seja, em regra, preferível, o convívio e a guarda são institutos diferentes — um não exclui o outro”, diz a advogada.

A decisão entre guarda unilateral e compartilhada também leva em conta critérios como afeto familiar, segurança, saúde e educação. “O Judiciário observa quem, de fato, apresenta melhores condições para garantir esses aspectos. Não se trata de premiar a figura parental, mas de proteger a criança”, afirma Ana Luísa.

Questionada sobre a possibilidade de a criança ser ouvida judicialmente, Ana Luísa Moreira destaca que, em casos como o de Léo, que é menor de cinco anos, isso não ocorre de forma direta. “Estamos falando de um menor impúbere, cuja manifestação de vontade não tem validade jurídica. No entanto, a análise do ambiente em que a criança está inserida, por meio de estudos sociais e psicológicos, é fundamental para compreender onde ela melhor se desenvolve”, explica.

Por fim, embora disputas entre avós e pais não sejam uma novidade nos tribunais, a visibilidade de casos como esse pode impulsionar novas ações judiciais semelhantes. “Há ampla jurisprudência sobre o tema, mas processos com grande repercussão nacional tendem a estimular outras famílias a buscarem o mesmo caminho na Justiça”, avalia a advogada familiarista.



MAIS NOTÍCIAS

Pista de caminhada da Av. Hissagy Marubayashi receberá novos aparelhos de ginástica ao ar livre

Espaço tradicional de atividades físicas será ampliado para incentivar a prática de exercícios

Paraguaçu Paulista soma 444 casos positivos e um óbito por dengue em 2025, segundo boletim

Município registrou apenas um novo caso nesta semana, mas a prevenção continua necessária

Dupla é presa em flagrante durante operação contra venda de atestados médicos falsos em Marília

Operação, denominada de Fake Doctor, encontrou 14 documentos já carimbados na casa dos suspeitos.

FAC SP oferece qualificação em cursos de graduação em Paraguaçu Paulista

A FAC – Faculdade do Comércio, é mantida pela Associação Comercial e oferece diversos cursos EAD

Energisa realiza obras de ampliação da subestação que atende a população de Tarumã

Serão mais de 10,9 mil clientes beneficiados.

Viaduto da Raposo Tavares receberá melhorias em Rancharia

Serviços de recuperação do dispositivo serão realizados desta quinta até o próximo sábado

Possível reação do Brasil a tarifaço pode afetar preços de remédios

Itens médicos estão entre principais produtos importados pelo Brasil

Homem tenta fugir, mas é preso com porções de crack e cocaína em Palmital

Foram apreendidos 26 microtubos de cocaína (24,02g), 31 pedras de crack (8,63g)

ANUNCIE DIVULGUE