Quinta-Feira, 31 de Julho Paraguaçu Paulista 26ºC - 6ºC veja mais

Jovem da Fundação Casa que sonha em ter comércio passa em vestibulinho para curso técnico na área

30/07/2025 - Morador de Marília, usou provas anteriores para se preparar e foi aprovado na Etec.


Jovem da Fundação Casa que sonha em ter comércio passa em vestibulinho para curso técnico na área

Um jovem de 18 anos, atendido pelo centro socioeducativo da Fundação Casa de Marília (SP), foi aprovado no vestibulinho de uma Escola Técnica Estadual (Etec) para o curso técnico em comércio (EAD).

O jovem foi aprovado na primeira chamada no curso técnico, acertando 30 das 50 questões da prova. Já matriculado, ele iniciou as aulas na segunda-feira (28), reconhecendo sua aprovação como um passo fundamental para seu desenvolvimento pessoal e profissional após deixar a fundação.

"Essa oportunidade representa um grande avanço para mim. Sei que o curso de comércio vai abrir muitas portas e me ajudar a construir um futuro mais promissor."
O jovem se preparou por meio de provas anteriores, entendendo o formato das questões e focando nos conteúdos mais relevantes. Ele contou que não conhecia a Etec e que, por meio da equipe da fundação, decidiu seguir este sonho.

"Eu não conhecia a Etec, não sabia da possibilidade de fazer o curso técnico, e a coordenadora pedagógica e a equipe de referência me mostraram. Achei um local agradável e acolhedor. Sempre tive o sonho de ter um comércio e acabei contando isso para os servidores da minha equipe de referência, que me incentivaram e me motivaram a fazer o curso técnico na área", relata.

O jovem diz que agora quer se dedicar aos estudos para ajudar sua família: "Com as oportunidades que estou tendo, me dedicar cada dia mais aos estudos para, no futuro, ser alguém na vida para ajudar a minha família".

Inspiração para os outros jovens
Para a equipe da Fundação Casa de Marília, a aprovação serve como um poderoso exemplo e inspiração para os demais jovens da unidade, mostrando que o esforço nos estudos pode gerar resultados concretos.

"Essa aprovação é um testemunho do poder transformador da educação e da resiliência dos nossos adolescentes. É uma conquista que enche toda a equipe de orgulho e que reforça o nosso compromisso em oferecer oportunidades reais para que eles construam seus projetos de vida. O sucesso desse jovem é uma inspiração para todos no centro", afirma a coordenadora pedagógica da fundação, Erika Cristina Acorce.


A presidente da Fundação Casa, Claudia Carletto, celebrou a conquista do jovem e reforçou a importância de investimentos em uma educação de qualidade.

"A aprovação desse jovem no vestibulinho da Etec é um motivo de grande celebração para toda a Fundação Casa e reflete a essência da nossa missão socioeducativa. É a prova de que, com investimento em educação de qualidade, estímulo e o apoio de uma equipe dedicada, é possível transformar trajetórias e construir um futuro de oportunidades. O sucesso individual desse jovem é um exemplo vivo do impacto positivo das nossas políticas e do nosso empenho contínuo em preparar os jovens para uma reinserção plena e autônoma na sociedade, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e segura."

No total, 35 adolescentes em medida socioeducativa em 21 centros da Fundação Casa, em 18 cidades paulistas, conquistaram aprovações nos processos seletivos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Pista de caminhada da Av. Hissagy Marubayashi receberá novos aparelhos de ginástica ao ar livre

Espaço tradicional de atividades físicas será ampliado para incentivar a prática de exercícios

Paraguaçu Paulista soma 444 casos positivos e um óbito por dengue em 2025, segundo boletim

Município registrou apenas um novo caso nesta semana, mas a prevenção continua necessária

Dupla é presa em flagrante durante operação contra venda de atestados médicos falsos em Marília

Operação, denominada de Fake Doctor, encontrou 14 documentos já carimbados na casa dos suspeitos.

FAC SP oferece qualificação em cursos de graduação em Paraguaçu Paulista

A FAC – Faculdade do Comércio, é mantida pela Associação Comercial e oferece diversos cursos EAD

Energisa realiza obras de ampliação da subestação que atende a população de Tarumã

Serão mais de 10,9 mil clientes beneficiados.

Viaduto da Raposo Tavares receberá melhorias em Rancharia

Serviços de recuperação do dispositivo serão realizados desta quinta até o próximo sábado

Caso Marília Mendonça: quando os avós podem assumir o papel de responsáveis, mesmo com pai presente?

Especialista explica critérios jurídicos e o peso do "melhor interesse da criança" em disputas

Possível reação do Brasil a tarifaço pode afetar preços de remédios

Itens médicos estão entre principais produtos importados pelo Brasil

ANUNCIE DIVULGUE