Terça-Feira, 04 de Novembro Paraguaçu Paulista 30ºC - 21ºC veja mais

Mais de 300 mil crianças voltaram para a escola em 8 anos, diz Unicef

29/07/2025 - Brasil ainda tem 993 mil crianças e adolescentes fora da sala de aula


Mais de 300 mil crianças voltaram para a escola em 8 anos, diz Unicef

Entre 2017 e 2025, mais de 300 mil crianças e adolescentes brasileiros que estavam fora da escola ou em risco de evasão voltaram ao estudo, segundo dados inéditos, divulgados nesta segunda-feira (28) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A Busca Ativa Escolar foi a principal estratégia usada para esse retorno. Desenvolvida pelo Unicef e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), ela ajuda estados e municípios a desenvolver políticas de combate ao abandono escolar.

De acordo com o Unicef, apesar do resultado e avanço do país na educação nas últimas décadas, o Brasil ainda tem 993 mil crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, fora da sala de aula, de acordo com a PNAD Contínua 2024. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nessa faixa etária, a educação é obrigatória e deve ser oferecida pelo Estado.

Do total, 55% são meninos e 67% pretas, pardas ou indígenas. Mais da metade do total vivem nas famílias 20% mais pobres do país. A faixa etária mais afetada é de 15 a 17 anos, com 440 mil adolescentes fora da escola. 

"Esse fenômeno de exclusão escolar está presente na zona rural quanto nas zonas urbanas por diferentes motivos. Mas sempre nos preocupa que as barreiras estão relacionadas às questões de violência, de dificuldade de acesso e de transporte", explica a chefe de Educação do Unicef no Brasil, Mônica Dias Pinto, à Rádio Nacional.

O Unicef também aponta que os meninos deixam a escola por causa do trabalho infantil, reprovações acumuladas e falta de vínculo com a aprendizagem. Já entre as meninas, os motivos são gravidez e trabalho doméstico.

"Para meninos e meninas, o racismo é um fator que contribui significativamente para a evasão escolar. Esses dados reforçam a importância de políticas públicas com abordagem sensível a gênero e território, capazes de responder às diferentes causas da exclusão”, ressalta a organização, em nota.

Acesso à creche
Em relação aos bebês e crianças de zero a três anos de idade, quase 7 milhões estão fora da creche (60% do total). A matrícula nessa fase não é obrigatória, mas é um direito garantido em lei (se a família desejar, o Estado deve garantir a oferta de vaga) e o acesso à creche é considerado importante para o desenvolvimento da criança. O Plano Nacional de Educação previa 50% dos bebês matriculados em creches até 2024.

"Esse dado evidencia a necessidade urgente de ampliar a oferta de Educação Infantil, especialmente em comunidades vulneráveis, e realizar ações de busca ativa, para que bebês e crianças bem pequenas tenham o direito à educação garantido desde os primeiros anos de vida", informa o Unicef.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Websérie 'Casos e Causos', que reúne relatos de escritores, é lançada em Paraguaçu Paulista

Projeto é uma produção audiovisual que celebra os 100 anos de Paraguaçu Paulista

Homem é encontrado morto em Jaú com ferimentos na cabeça

Polícia Civil investiga o caso a vítima ainda não foi identificada.

Temporal afetou mais de 200 postes na região, causando interrupção de energia em várias cidades

Segundo a Energisa, mais de 92% dos clientes que foram afetados já tiveram a energia normalizada.

Mega-Sena acumula e pagará R$ 41 milhões dia 4

Números sorteados nesse sábado: 09 – 18 – 28 – 34 – 38 – 57

Começa hoje (3) a 19ª Semana da Administração da ETEC de Paraguaçu Paulista

Serão apresentados oito projetos inovadores que prometem surpreender a todos.

Alça de saída da Raposo é interditada nesta segunda, em Martinópolis

Fechamento ocorre das 7h às 18h para execução de serviços de melhorias no pavimento

Aneel mantém bandeira para vermelha 1 na conta de luz em novembro

Consumidor pagará R$ 4,46 extras a cada 100 KWh consumidos

Vereadores se reúnem hoje, 3 de novembro, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 13 requerimentos, 6 indicações e uma moção.

ANUNCIE DIVULGUE