Terça-Feira, 29 de Julho Paraguaçu Paulista 25ºC - 15ºC veja mais

Relatório da ONU diz que Brasil saiu do Mapa da Fome

28/07/2025 - FAO monitora situação alimentar nos países


Relatório da ONU diz que Brasil saiu do Mapa da Fome

Relatório apresentado nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) (UNFSS+4), na Etiópia, revela que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

Os dados constam do estudo O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), produzido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).  

O Mapa da Fome é um indicador global da FAO que identifica países em que mais de 2,5% da população sofrem de subalimentação grave (insegurança alimentar crônica). 

Estar no Mapa da Fome significa que uma parcela significativa da população do país não tem acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável. O relatório SOFI divulga esse indicador sempre na forma de médias trienais, considerando as informações dos últimos três anos.  

O Brasil alcançou esse patamar em 2014, mas tinha retornado ao Mapa da Fome no triênio 2018/2020. Agora, no triênio 2022/2204, voltou a ficar abaixo de 2,5%.

Nota divulgada, em Brasília, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destaca que “a conquista foi alcançada em apenas dois anos, tendo em vista que 2022 foi um período considerado crítico para a fome no Brasil”.  

“A saída do Brasil do Mapa da Fome é resultado de decisões políticas do governo brasileiro que priorizaram a redução da pobreza, o estímulo à geração de emprego e renda, o apoio à agricultura familiar, o fortalecimento da alimentação escolar e o acesso à alimentação saudável", explica a nota. 

Como é calculado o Mapa da Fome
A FAO adota alguns indicadores para monitorar a situação alimentar nos países. O principal deles é a Prevalência de Subnutrição (Prevalence of undernourishment – PoU), utilizado na construção do Mapa da Fome. Esse indicador identifica, em cada país, o percentual da população em risco de subnutrição. 

O Pou é calculado a partir de três variáveis: quantidade de alimentos disponíveis no país, considerando produção interna, importação e exportação; o consumo de alimentos pela população, considerando as diferenças de capacidade de aquisição (a renda) e a quantidade adequada de calorias/dia, definida para um indivíduo médio representativo da população.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Motociclista morre após se envolver em acidente com caminhão no interior de SP

Batida ocorreu na avenida João Ramalho, na manhã desta segunda-feira (28), em Marília (SP).

US Agroboy atraem grande público para a Festa Julina de Borá

Ao longo do dia, a dupla passeou por alguns lugares em Paraguaçu e atendeu fãs.

Homem é morto após ser atingido por seis tiros em Lins

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Motorista de ônibus sofre assalto no centro de Marília

Suspeitos fugiram, mas foram encontrados pela polícia com base na descrição dada por testemunhas

Risco de morte em pessoas com obesidade sarcopênica aumenta em 80%

Conclusão é de um estudo da Universidade Federal de São Carlos

CFM proíbe anestesia para a realização de tatuagens

Uso dos anestésicos são liberados apenas com indicação médica

Hepatites virais causam mais de mil mortes em 2024 no Brasil

Em 2013, vírus infectou 903 crianças menores de 5 anos no país

Onça é resgatada em estacionamento de supermercado no interior de SP

Animal apareceu na madrugada desta segunda-feira (28) em um supermercado no centro de Cafelândia SP

ANUNCIE DIVULGUE