Quarta-Feira, 04 de Novembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Começa nesta quinta-feira reembolso de descontos ilegais do INSS

24/07/2025 - Beneficiários que aderiram a acordo serão os primeiros a receber.


Começa nesta quinta-feira reembolso de descontos ilegais do INSS

Começa nesta quinta-feira a devolução dos descontos indevidos feitos por entidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social . 

Estão aptos a receber o reembolso, os beneficiários que aderiram, até a última segunda-feira (21), ao acordo proposto pelo governo federal. Aposentados e pensionistas que ainda não aderiram ao acordo têm até o dia 14 de novembro para fazê-lo.

O reembolso será feito na conta em que o benefício é pago, por ordem de adesão – quem aderiu primeiro, receberá primeiro. O pagamento será em parcela única, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 714 mil aposentados e pensionista já aderiram ao acordo.

Na semana passada, o Ministério da Previdência Social contabilizava 1,4 milhão de pessoas aptas a receber o ressarcimento pelos descontos indevidos feitos pelas entidades associativas.

Vantagens da adesão
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na semana passada, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou algumas vantagens para quem aderir ao acordo.

A primeira delas é não ser necessário, ao aposentado, gastar dinheiro com advogado. Outra vantagem é a possibilidade de o aposentado entrar com ações contra as associações que fizeram a cobrança indevida.

“[Ao aderir ao acordo,] ele se compromete a não entrar na Justiça contra o governo, mas ele pode entrar contra as associações. Por exemplo, se ele acha que merece receber uma ação por dano moral, ele pode entrar regressivamente contra as associações para receber esse dinheiro”, disse ele durante o programa.

Ele explica que o governo está apurando para diferenciar as entidades associativas que são idôneas, das que não são. “Essas associações [não idôneas] só voltarão a funcionar após o pente fino que estamos fazendo. Vamos atrás de cada centavo dessas associações que fraudaram o INSS, para ressarcir o Tesouro. Inclusive já bloqueamos R$ 2,8 bilhões dessas associações, por meio de ações judiciais na justiça”.

Quem pode aderir?
Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos de 1,9 milhão de pessoas já superaram o prazo para receber resposta das associações e entidades que representam aposentados, por isso, podem aderir ao acordo.

A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber. A adesão pode ser feita exclusivamente pelos seguintes canais:

- Aplicativo ou site Meu INSS; 

- Agências dos Correios em mais de 5 mil municípios; 

A central telefônica 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?

1- Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
2- Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);
3- Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
4- Clique em “Enviar” e pronto. Depois, basta aguardar o pagamento

Como funciona o processo até a adesão ao acordo?

1- O beneficiário registra a contestação do desconto indevido;
2- Aguarda 15 dias úteis para que a entidade responda;
3- Se não houver resposta nesse prazo, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.


Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Músico paraguaçuense participa de mega encontro da música brasileira em Lima, no Peru

Tiago Abreu foi convidado a integrar o concerto pelo Centro Cultural da Universidad Peruana

Shake Point Paraguaçu traz inovação em bem-estar e suplementação Herbalife para Paraguaçu Paulista

Novo espaço Herbalife, no centro da cidade, é focado em nutrição equilibrada.

Escritor paraguaçuense lança livros em prol a Associação de Combate ao Câncer

Florisvaldo Francisco da Silva vai lançar cinco obras, com a renda revertida para a entidade.

Começam a valer novas regras de atendimento ao consumidor

Novo decreto do SAC exige contato direto por telefone e outros canais.

João Vitor Martins conquista mais uma fivela de Três Tambores para Paraguaçu Paulista na ExpoTaciba

Montando o cavalo Trakinas, João garantiu 3º lugar na categoria mirim e 2º lugar na categoria jovem.

Homem morre após ser baleado nas proximidades de bar em Assis

Vitíma identificada como Lucas Valério da Silva, de 32 anos foi morto na noite de segunda-feira.

Prefeitura de Paraguaçu mobiliza equipes nesta terça para atender ocorrências após temporal

Alagamentos, quedas de árvores, enxurradas e danos em estradas rurais.

Motorista perde o controle da direção e capota na SP-255 em Pederneiras

Vítima teve ferimentos leves.

ANUNCIE DIVULGUE