Terça-Feira, 22 de Julho Paraguaçu Paulista 28ºC - 11ºC veja mais

Câncer de intestino, que vitimou Preta Gil, é o 3º mais comum no país

21/07/2025 - Câncer colo-retal só manifesta sintomas em estágio avançado


Câncer de intestino, que vitimou Preta Gil, é o 3º mais comum no país

Casos de câncer no intestino, como o que vitimou a cantora e empresária Preta Gil, geralmente só manifestam sintomas em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e diminui as chances de cura. Por isso, pessoas com fatores de risco devem começar os exames de rastreamento antes dos 50 anos, que é a idade recomendada para a população em geral.

"Quando o paciente tem algum familiar com câncer diagnosticado, essa idade vai diminuindo cada vez mais, e sendo mais específico e individualizado para cada pessoa. O rastreio é feito com a análise da história de vida, com exame físico e os dois principais exames de triagem, são o exame de fezes, para ver se tem sangramento oculto, e a colonoscopia, que a gente vê dentro do intestino e procura nódulos, pólipos e câncer", explica o cirurgião gastrointestinal Lucas Nacif, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

Número
Os cânceres de cólon e reto, que atingem o intestino, são os terceiros mais frequentes do Brasil, com cerca de 45 mil novos registros por ano, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer para o triênio de 2023 a 2025. A incidência é maior na Região Sudeste - onde ele sobe para a segunda posição de novos casos - e entre as mulheres.

Nacif explica que o câncer geralmente se desenvolve a partir de lesões benignas, como pólipos, o que aumenta o alerta para pessoas com essa condição, e quadros como Doença de Crohn e outras inflamações intestinais crônicas. Além disso, o sedentarismo, a obesidade, o consumo regular de álcool, tabaco, superprocessados e a alimentação desequilibrada também são fatores de risco.

Infelizmente, de acordo com o especialista, ainda há um fator cultural que atrapalha o diagnóstico precoce: "As pessoas têm receio de procurar um médico para fazer essa triagem, porque o exame começa com a avaliação física, e o médico normalmente tem que fazer um toque retal. Mas, com uma pequena avaliação, o médico já pode ser muito específico nessa prevenção. E ele não está avaliando se é bonito, feio, grande, pequeno... ele está fazendo um exame técnico", explica Lucas Nacif.

Alerta
O cirurgião gastrointestinal alerta, ainda, para os riscos de só procurar aconselhamento médico após o surgimento de sintomas.

"Os sinais de alerta normalmente são a alteração no trânsito intestinal, seja muita diarreia ou intestino preso, perda de peso, sangramento nas evacuações, alguma dor abdominal também pode ser presente. Mas essas situações geralmente acontecem quando o câncer já está maior, por isso é tão importante o rastreio", finaliza.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Após protestos de moradores, Prefeitura cede energia elétrica pra Festa de Comunidade na Barra Funda

Moradora do bairro fez um desabafo nas redes sociais e repudiou falta de apoio do Poder Público.

PAT inicia a semana com oportunidades de emprego em Paraguaçu Paulista

Vagas são para ajudante geral e mecânico industrial.

Justiça condena réu acusado de atropelar homem quatro vezes durante briga no interior de SP

Atropelamento aconteceu na madrugada de 19 de maio, em Cândido Mota SP.

Vivência cultural marca projeto Era uma Vez...Brasil, desenvolvido em Paraguaçu e outras 14 cidades

A iniciativa valoriza a contribuição indígena e afro-brasileira para a formação do país.

Anvisa proíbe comercialização de medicamentos e complemento alimentar

Falta de registro e falsificação determinaram apreensão e recolhimento

Estiagem afeta pastagens e aumenta demanda por feno

Feno é um dos alimentos nutritivos para cavalos.

Cowboy vence confronto de MMA em Ipaussu e traz o cinturão para Paraguaçu Paulista

Cowboy enfrentou o lutador Juliano Damaceno "Soneca", de 35 anos, de Taquarituba

Desigualdade social acelera envelhecimento, diz estudo internacional

Riscos de declínio cognitivo são maiores em países mais desiguais

ANUNCIE DIVULGUE