OAB de Paraguaçu encerra Simpósio contra violência com palestras de juíza e promotor
17/07/2025 - Simpósio debateu a Violência Doméstica e Familiar contra mulheres, crianças e adolescentes e idosos
Aconteceu nesta quinta-feira, dia 17, o encerramento do 3º Simpósio Contra a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Criança e Adolescente e Contra o Idoso.
O evento foi promovido e realizado na Casa do Advogado, a OAB de Paraguaçu Paulista, abordou diversos temas, com palestras e a presença de vários profissionais.
No primeiro dia, terça-feira, a advogada Dra. Lenise Antunes Dias palestrou abordando o tema: "Abandono afetivo inverso e as responsabilidades civis compensatórias". A juíza de direito Dra. Mônica Tucunduva Spera Manfio também palestrou na terça, abordando o tema: "A Família como espaço de proteção e cuidado".
O evento seguiu na quarta-feira, dia 16, com palestra com o Juiz Arnaldo Luiz Zasso Valderrama, que abordou o tema "Do abuso e da violência sexual de crianças e adolescentes: medidas de combate e a importância da conscientização social. A psicóloga clínica Andrea Euzébio de Oliveira também palestrou, abordando o tema "Bullying e assédio moral: como combatê-los e como criar um ambiente acolhedor".
Nesta quinta-feira, dia 17, encerrando o Simpósio, as palestras foram com a juíza de direito Dra. Bárbara de Matos Marangoni Mendes, que abordou as "Soluções para o aprimoramento dos serviços e a efetivação dos direitos da população vulnerável", e com o promotor de justiça Dr. Daniel Camacho Pontremolez, que trouxe ideias de "Como articular uma rede de proteção social de forma eficaz".
O simpósio contou com a presença de representantes da sociedade civil, como psicólogos, assistentes sociais, professores, advogados e outros profissionais que atuam na rede de proteção social não só em Paraguaçu Paulista, mas na região.
Redação TV Paraguaçu