Paraguaçuense nomeado Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa é homenageado na Câmara
10/07/2025 - Renato Ishikawa foi designado ao cargo em abril de 2025.

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (7), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do presidente da Câmara, vereador Fábio Santos, que parabeniza o paraguaçuense senhor Renato Ishikawa, pela designação ao cargo de Presidente Honorário da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, ocorrida em abril de 2025.
A Bunkyo foi fundada em 17 de dezembro de 1955, instalada numa sala alugada na Avenida Liberdade, próximo da Praça da Sé, cuidando e realizando seus eventos públicos no Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera. Tem uma missão de grande significado para a comunidade nipo-brasileira e ao relacionamento Brasil-Japão: organizar as comemorações do Cinquentenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 1958. E assim foi feito. E, essa referência da representatividade do Bunkyo, atribuída desde seu nascimento tem sido preservada e praticada ao longo desses anos.
Atualmente, como Presidente Honorário do Bunkyo, Renato continua se dedicando à preservação da cultura japonesa no Brasil e ao fortalecimento das relações Brasil-Japão, com foco no protagonismo da juventude nikkei. Também ocupou o cargo de Presidente da entidade, tendo, em abril de 2019, sido eleito com a missão de preservar e divulgar a cultura japonesa no Brasil e a cultura brasileira no Japão. A sua gestão teve como foco fortalecer o relacionamento com as entidades da comunidade nikkei, tanto no Brasil quanto no exterior.
Ao longo de três mandatos consecutivos, totalizando seis anos à frente do Bunkyo, buscou modernizar a gestão, adotando princípios de administração empresarial, com rigor no controle financeiro, eficiência nos serviços de apoio e um sistema orçamentário elaborado de forma participativa e transparente.
Nascido em Paraguaçu Paulista, em 20 de dezembro de 1938, Renato é uma figura de destaque tanto no setor empresarial quanto no voluntariado nikkei. Ele foi o primeiro nikkei a assumir a presidência da NEC do Brasil, onde implementou transformações significativas, como a instalação da primeira telefonia celular no Rio de Janeiro, em 1992. Em reconhecimento ao seu trabalho, foi eleito Líder Empresarial do Setor de Telecomunicações pelo Fórum de Líderes Empresariais no ano de 2001. Também ocupou importantes cargos junto à Ericsson do Brasil Comércio e Indústria.
“O senhor Renato Ishikawa, paraguaçuense de nascimento, dignifica a população pela sua atuação junto a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
– Bunkyo, bem como, pelo legado empresarial que constrói com tanto amor e dedicação, justificando esta Moção de Congratulações.
Fonte: Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara