Quinta-Feira, 10 de Julho Paraguaçu Paulista 25ºC - 10ºC veja mais

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

10/07/2025 - Condição afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva no mundo


SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

Mulheres com endometriose terão duas novas opções de tratamento de base hormonal para a doença via Sistema Único de Saúde (SUS): o dispositivo intrauterino liberador de levonogestrel (DIU-LNG) e o desogestrel. Ambos foram recentemente incorporados à rede pública depois de receberem recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Em nota, o Ministério da Saúde detalhou que o DIU-LNG suprime o crescimento do tecido endometrial fora do útero e figura como uma opção para mulheres com contraindicação ao uso de contraceptivos orais combinados. “A nova tecnologia pode melhorar a qualidade de vida das pacientes, uma vez que sua troca só é requerida a cada cinco anos, o que contribui para aumentar a adesão ao tratamento.”

Já o desogestrel, segundo a pasta, pode reduzir a dor e dificulta a progressão da doença. Trata-se de um anticoncepcional hormonal que age bloqueando a atividade hormonal, impedindo o crescimento do endométrio fora do útero, e que poderá ser usado como primeira linha de tratamento, ou seja, prescrito já na avaliação clínica até que o diagnóstico se confirme por meio de exames.

“Vale destacar que, para estarem disponíveis na rede pública de saúde, é necessário o cumprimento de etapas necessárias, como a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Endometriose”, informou o ministério no comunicado.

Entenda
A endometriose é uma condição ginecológica inflamatória crônica que ocasiona o crescimento do tecido que reveste o útero fora da cavidade uterina. Nas mulheres com a doença, o tecido semelhante ao endométrio (que reveste o útero) cresce fora do útero em órgãos como ovários, intestino e bexiga, o que causa reações inflamatórias.

Cólica menstrual intensa, dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, infertilidade e queixas intestinais e urinárias com padrão cíclico estão entre os principais sintomas da endometriose.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a condição afeta cerca de 10% das mulheres e meninas em idade reprodutiva em todo o mundo, representando mais de 190 milhões de pessoas.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam aumento de 30% na assistência relacionada ao diagnóstico da endometriose na atenção primária na comparação entre 2022 (115,1 mil atendimentos) e 2024 (144,9 mil). Ao longo dos dois últimos anos (2023 e 2024), foram registrados, segundo a pasta, mais de 260 mil atendimentos.

Já na atenção especializada, o SUS registrou aumento de 70% no número de atendimentos por endometriose, passando de 31.729 em 2022 para 53.793 em 2024. Nos dois últimos anos, foram contabilizados 85,5 mil atendimentos.

Também houve um aumento de 32% nas internações pela doença, que passaram de 14.795 em 2022 para 19.554 em 2024. No mesmo período (2023 e 2024), o total foi de 34,3 mil internações.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Casa Lar promove tradicional Almoço Caipira e Leilão de Gado no próximo domingo, dia 13

Neste ano, evento será no Pavilhão do Centro de Convergência.

MP investiga contrato de R$ 36 milhões para terceirização de profissionais da saúde em Ourinhos

Há suspeita que o contrato possa ser uma manobra para não chamar aprovados em concurso público

PAT divulga oportunidades de emprego em Paraguaçu Paulista

Vagas são para técnico de celulares, recepcionista e carpinteiro; interessados devem procurar o PAT

Polícia Civil cumpre mais de 20 mandados de busca e de prisão em Marília

Os mandados visam desarticular uma organização criminosa que é suspeita de tráfico de drogas

Joelson Gomes Excursão te leva para curtir a October Fest, em Blumenau/SC

Além disso, você poderá descansar, curtir e recarregar as energias na praia de Itapema/SC.

Vereadores aprovam 19 requerimentos com questionamentos ao Prefeito Antian

Documentos foram aprovados na Sessão Ordinária da última segunda-feira, dia 7.

Paraguaçuense nomeado Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa é homenageado na Câmara

Renato Ishikawa foi designado ao cargo em abril de 2025.

Vivo Fibra oferece oportunidade de emprego para vendedor externo em Paraguaçu Paulista

Além do salário, o profissional receberá comissão e ajuda de custo.

ANUNCIE DIVULGUE