Câmara aprova moção do vereador Junior Baptista que homenageia o psicólogo Íris Vieira da Silva
08/07/2025 - Profissional foi homenageado pela publicação do livro Diário de um Psicólogo Hospitalar”

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (02), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Júnior Baptista, que manifesta Congratulações ao Sr. Iris Vieira da Silva pela publicação do livro “Diário de um Psicólogo Hospitalar”, o qual registra sua experiência vivida por mais de 17 anos junto aos pacientes, familiares e equipes de saúde.
A obra é um projeto iniciado em 2015, quando o autor sentiu o desejo de relatar os casos incríveis que atendeu em sua caminhada de 17 anos na Santa Casa de Paraguaçu Paulista. Cada capítulo é uma história diferente de um atendimento que envolveu muita emoção, escrito sobre um olhar terapêutico, espiritual e pitadas de biografia do escritor.
Dentre as histórias contadas, está o momento em que o escritor perdeu o seu pai na pandemia e, uma vez não podendo ir ao velório, pois estava tudo fechado, o mesmo decidiu continuar trabalhando para ajudar a salvar vidas enquanto experimentava a pior dor da sua vida. Dessa forma, a obra representa um marco na valorização da psicologia hospitalar, e registra, com sensibilidade e profundidade, os bastidores emocionais do ambiente hospitalar, onde o psicólogo não apenas escuta, mas acolhe e compartilha a dor e a esperança.
Iris é graduado em Psicologia pela Fundação Educacional de Fernandópolis (SP) (2005), e iniciou sua atuação como psicólogo clínico e hospitalar em fevereiro de 2006. Foi o responsável por implantar, em setembro daquele ano, o serviço de psicologia hospitalar na Santa Casa de Paraguaçu Paulista, onde atuou até outubro de 2023.
“Diante disso, esta Câmara Municipal parabeniza o psicólogo Iris Vieira da Silva pela publicação do seu livro, e também por sua trajetória e contribuição intelectual e humanitária prestada à comunidade”, disse Junior Baptista.
Fonte: Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara