Após ter mandato cassado, Rodrigo Andrade faz comunicado nas redes sociais: 'Não é um Adeus'
07/07/2025 - Rodrigo teve o mandato cassado pelo TRE-SP por fraude do partido à cota de gênero.

O vereador Professor Rodrigo Andrade, que teve o mandato cassado e o diploma de eleito cancelado na última quarta-feira, dia 2, publicou um comunicado em suas redes sociais, com um desabafo sobre sua situação.
Rodrigo teve o mandato cassado pelo TRE-SP por fraude do partido à cota de gênero. Todos os votos recebidos pelo PDT foram anulados e houve novo cálculo do quociente eleitoral e partidário; a candidata fictícia e o presidente do partido ficarão inelegíveis por oito anos.
Na sessão de julgamento, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em votação unânime, manteve decisão do juízo da 12ª Zona Eleitoral que reconheceu a fraude no registro de candidatura das vereadoras e vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Paraguaçu Paulista nas Eleições 2024. Com a decisão, foi cassado o único vereador eleito, Rodrigo Almeida Domiciano de Andrade, e foram declarados inelegíveis a candidata fictícia, Rosilei Meireles de Araújo, e o presidente do partido, Valdinei da Fonseca, por oito anos a partir do pleito de 2024.
Segundo a decisão de primeira instância, os critérios adotados pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a caracterização da fraude à cota de gênero estão presentes no processo: votação zerada da candidata Rosilei Meireles de Araújo, prestação de contas sem movimentação financeira relevante e ausência de atos efetivos de campanha.
No último sábado, dia 5, o professor Rodrigo Andrade divulgou um comunicado nas redes sociais e afirmou que seu afastamento da Câmara Municipal não se trata de um adeus, mas de um até logo.
Confira o comunicado na íntegra:
‘Comunicado à População de Paraguaçu Paulista
Olá, minha querida Paraguaçu Paulista!
Aqui quem fala é o vereador Professor Rodrigo Andrade, carinhosamente conhecido como "Vereador do Povo". Quero falar com vocês de coração aberto e com total transparência.
Por decisão judicial do TRE-SP, os mais de 1.600 votos do PDT, incluindo os meus, foram anulados. Com isso, fico temporariamente fora da Câmara Municipal. Mas quero que todos saibam: meu compromisso com vocês continua firme.
Não é um adeus, é um até logo!
Sigo à disposição de todos, como sempre estive. Continuarei atendendo cada cidadão e acolhendo suas demandas, mesmo fora do mandato. Sei que fui reeleito com o apoio de quem acredita no trabalho sério e na necessidade de um vereador presente e atuante.
Em 2028 estarei de volta, concorrendo novamente ao Legislativo e, quem sabe, até ao Executivo. Já mostrei que tenho capacidade, dedicação e, acima de tudo, amor por esta cidade!
Contem comigo! Enviem suas solicitações e pedidos por aqui mesmo. Estou sempre pronto para ajudar.
Um forte abraço do seu amigo,
Professor Rodrigo Andrade
O Vereador do Povo’