Quarta-Feira, 04 de Novembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

STF condenou 643 denunciados por participação no 8 de janeiro

07/07/2025 - Balanço foi divulgado pela Procuradoria-Geral da República (PGR)


STF condenou 643 denunciados por participação no 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) já condenou 643 acusados pela participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

O balanço das condenações foi divulgado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), órgão responsável pelas denúncias enviadas ao Supremo para responsabilizar as pessoas que invadiram e depredaram as instalações do Congresso, Palácio do Planalto e do Supremo.

As condenações envolvem os executores dos atos, que foram apenados pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

O tempo de prisão varia entre três e 17 anos, além do pagamento solidário de R$ 30 milhões pelos danos causados pela depredação de obras de arte, móveis históricos, estofados, aparelhos eletrônicos, entre outros.

Acordo

Conforme o levantamento divulgado pela PGR, 555 acusados assinaram acordo de não persecução penal (ANPP) e terão seus processos encerrados.

O acordo permite que os acusados que não participaram diretamente dos atos de depredação possam confessar os crimes em troca de medidas diversas da prisão.

No dia 8 de janeiro, esses acusados estavam em frente ao quartel do Exército, em Brasília, e foram acusados de associação criminosa e incitação aos atos.

Por terem cometido crimes de menor gravidade, eles foram condenados a de um ano de prisão, mas as penas foram substituídas pela prestação de serviços comunitários e a presença em um curso sobre democracia.

Os acusados também estão com o passaporte retido, porte de arma revogado e deverão pagar solidariamente o valor de R$ 5 milhões por danos morais coletivos.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Racismo e desigualdades afetam aprendizagem das crianças, diz estudo

Conclusão é baseada em resultado de avaliação da OCDE

Motociclista morre após bater na traseira de caminhão e atingir lateral de carro em Pardinho

Vítima, chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Músico paraguaçuense participa de mega encontro da música brasileira em Lima, no Peru

Tiago Abreu foi convidado a integrar o concerto pelo Centro Cultural da Universidad Peruana

Shake Point Paraguaçu traz inovação em bem-estar e suplementação Herbalife para Paraguaçu Paulista

Novo espaço Herbalife, no centro da cidade, é focado em nutrição equilibrada.

Escritor paraguaçuense lança livros em prol a Associação de Combate ao Câncer

Florisvaldo Francisco da Silva vai lançar cinco obras, com a renda revertida para a entidade.

Começam a valer novas regras de atendimento ao consumidor

Novo decreto do SAC exige contato direto por telefone e outros canais.

João Vitor Martins conquista mais uma fivela de Três Tambores para Paraguaçu Paulista na ExpoTaciba

Montando o cavalo Trakinas, João garantiu 3º lugar na categoria mirim e 2º lugar na categoria jovem.

Homem morre após ser baleado nas proximidades de bar em Assis

Vitíma identificada como Lucas Valério da Silva, de 32 anos foi morto na noite de segunda-feira.

ANUNCIE DIVULGUE