Terça-Feira, 03 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 25ºC - 22ºC veja mais

Nova tarifa social de energia elétrica já está valendo

07/07/2025 - Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito.


Nova tarifa social de energia elétrica já está valendo

Começou a valer a partir do último sábado (5) a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que prevê gratuidade para famílias beneficiárias do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham consumo mensal de até 80 kWh. Segundo governo federal, o benefício concederá a gratuidade total da conta de luz a 4,5 milhões de famílias.

Outras 17,1 milhões de famílias que também têm direito à tarifa social não precisarão pagar pelos primeiros 80 quilowatts-hora (kWh) consumidos em cada mês.

Pelas regras da tarifa, aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem direito à gratuidade os consumidores beneficiados pela Tarifa Social que possuem instalações trifásicas e usam até 80 kWh por mês.

Nesse caso, poderá ser cobrado na fatura apenas os custos não associados à energia consumida, como a contribuição de iluminação pública ou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de acordo com legislação específica do estado ou município onde a família reside.

Já para os consumidores que possuem instalações trifásicas e usam mais de 80 kWh por mês, o custo de disponibilidade da rede continua sendo de 100 kWh. Nesse caso, o consumidor precisará pagar uma diferença caso use entre 80 kWh e 100 kWh.

O custo de disponibilidade é o valor mínimo cobrado pela distribuidora para remunerar os gastos com a rede elétrica necessários para transportar a energia até o consumidor.

Quem tem direito à Tarifa Social

Para ser beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é preciso se enquadrar em um dos requisitos abaixo:

  • Família inscrita no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;
  • Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e estão no Cadastro Único;
  • Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha pessoa com doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
  • Também têm direito ao benefício as famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, cujo consumo mensal seja de até 80 kWh/mês.

Não é necessário solicitar o benefício

A Tarifa Social é concedida automaticamente às famílias que têm direito. Para receber, basta que a pessoa responsável pelo contrato de fornecimento de energia elétrica (aquela cujo nome está na fatura) esteja entre os beneficiados pelos programas de governo descritos acima. Portanto, não é mais necessário solicitar à distribuidora.

A nova tarifa social faz parte da Medida Provisória (MP) 1300/2025, publicada em maio. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal têm até 120 dias para aprovar a medida ou ela perderá a validade.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Chuvas de janeiro foram garantiram a recuperação dos reservatórios

Pacientes com encaminhamento para fisioterapia fazem tratamento em grupo no CEM

Os encontros acontecem semanalmente e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida

Homem é baleado pelo genro após ameaçar ex-esposa em Tupã

Caso ocorreu após homem descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira.

Morre jovem socorrida em estado grave após se afogar no Balneário de Rancharia

Vítima, de 26 anos, estava intubada no hospital da cidade, após ficar submersa na água.

Seis pessoas são presas por venda ilegal de medicamentos para emagrecimento em Jaú

Operação Caneta Fantasma da Polícia Civil cumpriu 16 mandados de busca e apreensão.

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

Ministro alerta que modalidade impõe “penalização injusta”

Energisa alerta sobre riscos de acidentes elétricos durante serviços perto da rede de energia

Um descuido pode resultar em acidente grave com a rede elétrica.

Novas regras de segurança do Pix entram em vigor; veja mudanças

Medidas ampliam segurança e agilizam devolução em casos de fraude

ANUNCIE DIVULGUE