Quarta-Feira, 16 de Julho Paraguaçu Paulista 27ºC - 12ºC veja mais

Número de áreas queimadas no país cai 65,8% no primeiro semestre

04/07/2025 - Total equivale a um terço da extensão afetada em igual período de 2024


Número de áreas queimadas no país cai 65,8% no primeiro semestre

De janeiro a junho de 2025, as queimadas consumiram cerca de 1 milhão de hectares em todo o Brasil. A área é um terço do que foi atingido pelo fogo no mesmo período do ano passado, quando 3,1 milhões de hectares foram queimados.

Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foram divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima nesta quarta-feira (2).

Nos seis primeiros meses do ano, o Pantanal reduziu em 97,8% o território afetado: em 2024 foram 607,9 mil hectares queimados e, neste ano, 13,4 mil hectares.

Na Amazônia a redução foi de 75,4%. Mata Atlântica e Cerrado também tiveram menos áreas alcançadas pelo fogo, com reduções de 69,7% e 47%, respectivamente.

No Pampa e na Caatinga, no entanto, houve aumento das queimadas, respectivamente de 38,2% e 10,2% na comparação com o mesmo período de 2024.

A detecção de focos de calor pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) confirma a diminuição. De janeiro a junho deste ano, foram detectados 19.277 pontos no território brasileiro, enquanto, em 2024, foram 35.938.

Os dados disponíveis no Sistema BDQueimadas apontam uma redução de 46,4% no número de focos de calor registrados no primeiro semestre de 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, as alterações climáticas têm efeito intensificador das condições que favorecem os incêndios, por isso, as ações de enfrentamento foram intensificadas.

“Prevenir e combater os incêndios é prioridade absoluta do governo do presidente Lula, que no último ano trabalhou incansavelmente junto a estados, municípios, academia, setor privado e sociedade civil para implementar um modelo de governança do fogo à altura do desafio imposto pelo aquecimento global”, diz a pasta.

Entre as ações destacadas pelo governo federal estão o incremento de 26% no número de brigadistas que atuam em todos os biomas, somando um total de 4.385 profissionais ao contingente existente em 2024. Também a destinação de R$ 405 milhões do Fundo Amazônia para apoiar os Corpos de Bombeiros na Amazônia Legal e a criação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, que fortalece a articulação entre os governos, organizações sociais e setor privado.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Willian Cowboy enfrenta atleta de Taquarituba em disputa pelo cinturão peso pesado

Atleta participa de competição de MMA no próximo sábado, dia 19.

Expo Paraguaçu 2025 terá eleição da Rainha e Garoto Country

Inscrições deverão ser abertas em breve.

VIRADA DE LOTE - Últimos convites para o Jantar Italiano da Associação Comercial

Evento acontece no sábado, dia 19 de julho, e contará com grandes atrações.

Arraiá do Ponto de Cultura reúne alunos, famílias e comunidade em noite de festa e tradição

Evento aconteceu no último sábado, dia 12.

Boletim da dengue aponta que Paraguaçu segue com baixa incidência da doença

Mesmo com índices baixos, a prevenção continua sendo a melhor arma.

Operação cumpre mandado de busca contra grupo que desviava cargas de milho e soja em Iepê

Ao todo, o prejuízo é estimado no valor de R$ 600 mil

OAB de Paraguaçu Paulista sedia simpósio contra a violência doméstica e familiar

Programação segue até quinta-feira com palestras e a presença de vários profissionais.

Mostra Cultural Paraguaçu 100 anos - Nhô Pai: Um Beijinho de Poeta chega ao distrito de Conceição

Evento acontece no dia 26/07/2025, a partir das 19h.

ANUNCIE DIVULGUE