Segunda-Feira, 17 de Agosto Paraguaçu Paulista 31ºC - 19ºC veja mais

Número de áreas queimadas no país cai 65,8% no primeiro semestre

04/07/2025 - Total equivale a um terço da extensão afetada em igual período de 2024


Número de áreas queimadas no país cai 65,8% no primeiro semestre

De janeiro a junho de 2025, as queimadas consumiram cerca de 1 milhão de hectares em todo o Brasil. A área é um terço do que foi atingido pelo fogo no mesmo período do ano passado, quando 3,1 milhões de hectares foram queimados.

Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foram divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima nesta quarta-feira (2).

Nos seis primeiros meses do ano, o Pantanal reduziu em 97,8% o território afetado: em 2024 foram 607,9 mil hectares queimados e, neste ano, 13,4 mil hectares.

Na Amazônia a redução foi de 75,4%. Mata Atlântica e Cerrado também tiveram menos áreas alcançadas pelo fogo, com reduções de 69,7% e 47%, respectivamente.

No Pampa e na Caatinga, no entanto, houve aumento das queimadas, respectivamente de 38,2% e 10,2% na comparação com o mesmo período de 2024.

A detecção de focos de calor pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) confirma a diminuição. De janeiro a junho deste ano, foram detectados 19.277 pontos no território brasileiro, enquanto, em 2024, foram 35.938.

Os dados disponíveis no Sistema BDQueimadas apontam uma redução de 46,4% no número de focos de calor registrados no primeiro semestre de 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, as alterações climáticas têm efeito intensificador das condições que favorecem os incêndios, por isso, as ações de enfrentamento foram intensificadas.

“Prevenir e combater os incêndios é prioridade absoluta do governo do presidente Lula, que no último ano trabalhou incansavelmente junto a estados, municípios, academia, setor privado e sociedade civil para implementar um modelo de governança do fogo à altura do desafio imposto pelo aquecimento global”, diz a pasta.

Entre as ações destacadas pelo governo federal estão o incremento de 26% no número de brigadistas que atuam em todos os biomas, somando um total de 4.385 profissionais ao contingente existente em 2024. Também a destinação de R$ 405 milhões do Fundo Amazônia para apoiar os Corpos de Bombeiros na Amazônia Legal e a criação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, que fortalece a articulação entre os governos, organizações sociais e setor privado.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Paraguaçu Paulista recebe a 26ª Conferência Distrital do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary

Nesta edição, participam jovens de 15 países

Insolação em cães e gatos: quando o calor pode se tornar uma emergência

Confira o artigo da Médica Veterinária Dra. Ana Beatriz de Oliveira

Fim de semana de ofertas especiais no Açougue do Hermes

Avenida Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista.

Festival do Morango na Padaria São Marcos traz delícias irresistíveis até o fim do mês

Cardápio completo, com infinidade de produtos, está disponível durante todo o mês.

Operação desarticula grupo criminoso voltada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Assis

Polícia Civil cumpriu mandados e realizou 11 prisões.

2ª edição do evento Empreendedorismo da Mulher é sucesso em Paraguaçu Paulista

Evento é idealizado e organizado pelo advogado e facilitador Caio Oliveira.

Associação de Combate ao Câncer e Super Girls realizam vendas de camisetas e inscrições para corrida

Corrida Pela Vida acontecerá no dia 7 de novembro e visa auxiliar financeiramente a entidade

Festival de Burger e Churros tem infinidades de delícias para você saborear

Evento acontece até domingo na Fonte Luminosa em Paraguaçu Paulista, com várias atrações.

ANUNCIE DIVULGUE