Quarta-Feira, 05 de Agosto Paraguaçu Paulista 27ºC - 14ºC veja mais

INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser ressarcidos

04/07/2025 - Pagamento por descontos indevidos começam no dia 24 deste mês


INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser ressarcidos

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta quinta-feira (3) que 2,1 milhões de aposentados e pensionistas já estão aptos a receber o ressarcimento pelos descontos irregulares de mensalidades associativas nos benefícios do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro comentou a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que homologou o acordo para realização dos pagamentos, que devem começar no dia 24 deste mês.

Wolney Queiroz explicou que o acordo foi necessário para dar rapidez ao processo de devolução dos recursos e evitar questionamentos jurídicos. 

Segundo o ministro, o governo federal deve editar uma medida provisória para viabilizar os pagamentos. Pela decisão de Toffoli, os recursos ficarão fora da meta fiscal do arcabouço fiscal.

"Quando acontece um caso como esse, que é extraordinário, isso não pode ser computado como um gasto do governo. Esses gastos têm que ser considerados extraordinários para que não compute dentro do teto de gastos estabelecidos pelo governo. Com essa concordância do STF, o governo poderá editar uma medida provisória e pode fazer com que o Congresso aprove essa medida para que o governo tenha disponibilidade financeira para fazer o pagamento", explicou.

Para o ministro, o acordo representa o consenso entre o governo e o Judiciário. "É um dia de festa para nós, comemorar o retorno desses recursos para o bolso dos aposentados. Uma grande vitória do governo, uma grande vitória do presidente Lula, que me delegou pessoalmente essa tarefa de fazer com que nenhum aposentado e nenhum pensionista fique no prejuízo", completou.

O acordo enviado para chancela do STF foi fechado entre a a Advocacia-Geral da União (AGU), o INSS, o Ministério da Previdência Social, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF). Todos os órgãos participaram de uma conciliação aberta por Dias Toffoli.

Pagamento

Com a homologação do acordo pelo STF, os pagamentos devem começar a 24 de julho e serão feitos de 15 em 15 dias, a partir da data inicial. Cada lote deve contar com o ressarcimento de 1,5 milhão de beneficiários. Os valores serão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador da inflação.

Para  aderir ao acordo, quem foi lesado pelas associações envolvidas no esquema deverá contestar administrativamente o desconto, ou seja, entrar em contato diretamente com o INSS, por meio dos canais de atendimento do órgão. A adesão será voluntária.

Em contrapartida, quem entrou na Justiça para receber o ressarcimento deverá desistir da ação contra o INSS, que se compromete a pagar 5% de honorários advocatícios nas ações individuais propostas antes de 23 de abril de 2025.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Hortifruti 24 horas: São Marcos Padaria e Conveniência inova com produtos frescos e sem agrotóxicos

Tem reposição direta do CEASA três vezes por semana e hortaliças de cultivo próprio

Fábrica de multas? Vereador cobra explicações sobre o trânsito no centro de Paraguaçu Paulista

Parlamentar quer saber o embasamento legal e o destino do dinheiro arrecadado com as multas.

Artista de Paraguaçu leva show com pesquisa em música ao palco principal da Rio Innovation Week

A artista multimídia, compositora e pesquisadora Grisa será uma das atrações do evento.

Impacto das telas na saúde mental já é debatido em 80% das escolas

Dados são de pesquisa com mais de 2 mil gestores escolares

Homem condenado a 18 anos por estupro de vulnerável é preso em chácara em Tupã

Homem agia sempre da mesma forma e se aproximava das vítimas em locais públicos.

Assédio eleitoral no trabalho é crime; saiba como identificar

Prática busca interferir na liberdade do eleitor de escolher candidato

Mulher é flagrada com mais de 140 kg de maconha em Ourinhos

Ação gerou ao crime um prejuízo estimado de quase R$ 300.000,00.

Armado com faca e arco e flecha, homem invade residência e ameaça matar ex-companheira em Assis

Mulher e filho se trancaram em um quarto até a chegada da Polícia Militar.

ANUNCIE DIVULGUE