Férias escolares: veja como prevenir acidentes elétricos com a criançada
02/07/2025 - Energisa faz um alerta aos pais e responsáveis sobre os principais riscos que podem ser evitados

Está aberta a temporada de férias escolares. Com mais tempo livre, o que não falta é disposição para brincar e se divertir dentro e fora de casa. Pensando nisso, a Energisa faz um alerta aos pais e responsáveis sobre os principais riscos que podem ser evitados, quando o assunto é energia elétrica.
"Crianças são curiosas e gostam de explorar os ambientes. Por isso, tomadas, fios e extensões não devem ficar expostos para que não sejam puxados ou manipulados pelos pequenos. Se a tomada estiver à altura da criança, coloque protetores plásticos. São itens facilmente encontrados em lojas especializadas e na internet, ideais para evitar que a criança coloque o dedinho ou algum objeto pontiagudo na tomada", orienta Rodrigo Pontes, coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste.
Se na sua casa as crianças já estão naquela fase que não abre mão do tablet ou celular, vale um alerta: não deixe que usem tais equipamentos enquanto estão carregando na tomada.
"A explicação é bem simples: o uso desses aparelhos enquanto carregam pode provocar o aumento da temperatura interna e, consequentemente, o risco de um choque elétrico e até de um incêndio" esclarece Rodrigo.
Para a garotada que gosta de soltar pipa, a Energisa reforça a orientação para que a brincadeira seja bem longe da fiação elétrica. "O correto é soltar pipa em áreas abertas como campos de futebol e parques. Dessa forma, não há risco de a pipa encostar na fiação, o que pode ocasionar um choque elétrico fatal e ainda a interrupção no fornecimento da energia para clientes das proximidades", explica Rodrigo.
Por fim, "mais que proibir" determinados comportamentos, é importante conscientizar. "Os pais e responsáveis devem explicar para as crianças maiores os riscos reais e como prevenir acidentes com a eletricidade. Essa atitude é válida não apenas para o período de férias, mas o tempo todo, garantindo a segurança e cuidado com a vida", finaliza.
Fonte: Energisa