Quinta-Feira, 05 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 29ºC - 22ºC veja mais

Estudantes de Borá produzem curta-metragem inspirado em Iracema e conquistam 1º lugar regional

01/07/2025 - As gravações aconteceram no Balneário Municipal de Borá, no dia 15 de maio.


Estudantes de Borá produzem curta-metragem inspirado em Iracema e conquistam 1º lugar regional

Alunos da E.E. Dr. José de Souza, de Borá (SP), participaram com destaque do projeto estadual “Mediação e Linguagem – Se apaixone por uma obra em um minuto”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com um curta-metragem inspirado na obra “Iracema”, de José de Alencar.

Como parte das ações propostas pela SEDUC para o fortalecimento das Salas de Leitura em 2025, a escola estadual Dr. José de Souza, da cidade de Borá, aderiu ao projeto “Mediação e Linguagem – Se apaixone por uma obra em um minuto”, que desafiou os alunos do Ensino Médio a produzirem um curta-metragem inspirado em uma obra literária.

Sob orientação da professora Valdirene Marconato, articuladora da Sala de Leitura, os alunos escolheram o clássico “Iracema”, de José de Alencar, como obra base para o curta. O processo de produção envolveu uma intensa preparação nos períodos da manhã e tarde, com atividades desenvolvidas na própria Sala de Leitura. Os estudantes foram responsáveis por adaptar o roteiro, criar os figurinos, ensaiar as cenas e planejar cada etapa das filmagens.

As gravações aconteceram no Balneário Municipal de Borá, no dia 15 de maio, com acompanhamento dos professores Giseli Tomazini (Filosofia), Grazielle Aniceto de Souza Ferreira (Educação Especial), Valdirene Marconato (Sala de Leitura) e do professor de Artes, Nelson Marcelino da Silva, que também assinou a direção, captação de imagens, edição e finalização do curta.

“O trabalho dos alunos foi de extrema excelência. Demonstraram uma grande facilidade de compreensão das cenas, postura corporal e atenção à direção. Projetos como esse revelam talentos e dão ao aluno a oportunidade de alçar objetivos maiores. O incentivo ao audiovisual na escola é essencial para despertar o protagonismo juvenil e desenvolver múltiplas linguagens”, afirma o professor Nelson Silva.

O resultado foi um curta sensível e bem executado, com interpretação de Maria Clara Aparecida da Silva (3º EM) como Iracema, e José Sebastião da Silva Neto (2º EM) no papel de Martim. A trilha narrativa foi conduzida com a voz off de Benjamin Emanuel Mazieiro Venâncio da Cruz (2º EM), enquanto o figurino e a maquiagem ficaram sob responsabilidade de Ingridy Nicole Gonçalves dos Santos (3º EM).

O vídeo foi inscrito na Diretoria de Ensino da Região de Assis, onde recebeu o 1º lugar na etapa regional, sendo classificado para a fase de Polos, que reuniu trabalhos de diferentes cidades da região. Apesar de não ter avançado para a fase estadual, o projeto foi um marco na vida escolar dos alunos envolvidos, valorizando a arte, a literatura e o audiovisual como ferramentas pedagógicas.

“É gratificante ver como a arte pode transformar o ambiente escolar. A dedicação e envolvimento dos nossos alunos mostraram o quanto eles são capazes quando têm espaço para criar e se expressar”, reforça a professora Valdirene Marconato.

A produção do curta também contou com o apoio e a confiança da equipe gestora da escola, do Coordenador de Gestão Pedagógica e da professora Elisa dos Santos Prado, responsável pelo Programa Sala de Leitura na Diretoria de Ensino. A diretora Ivanara Paula dos Santos e os coordenadores pedagógicos Ruan Figueiró da Costa e Paula Conceição ofereceram total liberdade para a realização das filmagens e das atividades preparatórias, reconhecendo o valor educacional da proposta e confiando na competência dos professores responsáveis. Para a diretora Ivanara, projetos interdisciplinares são fundamentais para o desenvolvimento do protagonismo estudantil e contribuem para uma formação mais completa, criativa e crítica dos alunos.

Curta-metragem: Iracema

Adaptação livre da obra de José de Alencar Escola: E.E. Dr. José de Souza – Borá (SP) Diretoria de Ensino: Região de Assis Produção: Maio de 2025

Professores responsáveis: Valdirene Marconato, Nelson Silva, Giseli Tomazini, Grazielle Ferreira e Ruan Figueiró

Elenco e Equipe Técnica:

  • Maria Clara Aparecida da Silva (Atriz – 3º EM)
  • José Sebastião da Silva Neto (Ator – 1º EM)
  • Benjamin Emanuel Mazieiro Venâncio da Cruz (Voz Off – 1º EM)
  • Ingridy Nicole Gonçalves dos Santos (Figurino e Maquiagem – 3º EM)

Assista ao curta no YouTube:



MAIS NOTÍCIAS

Secretaria Municipal de Esportes oferece aulas gratuitas de zumba para toda a comunidade

Segunda, quarta e sexta, 19h30, no Ginásio Feijão, e terça e quinta, no mesmo horário, no Caramuru

Sexta-feira tem vacinação contra a raiva para cães e gatos em Paraguaçu Paulista

Ação acontece em frente ao Estádio Municipal das 9h ao meio-dia ou até que as doses acabem.

Polícia Civil deflagra operação em combate a crimes de estelionato em Assis e região

Empresa de Assis teve prejuízo financeiro de R$90 mil.

Polícia identifica rede de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e prende dois homens em Rancharia

Operação Laços de Sangue, teve como objetivo o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão.

Paraguaçu Paulista contabiliza três casos positivos de dengue em 2026

Secretaria de Saúde atualizou o boletim epidemiológico no município

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

País registra quatro vítimas e 10 tentativas de feminicídio por dia

A Maria Fumaça virou fumaça há muito tempo, afirma vereador em Paraguaçu Paulista

Douglas Khenayfis usou a tribuna da Câmara para fazer críticas ao setor de turismo na cidade.

Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

Cerca de 300 mil documentos foram emitidos desde mudança em sistema

ANUNCIE DIVULGUE