Quarta-Feira, 04 de Novembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Estudantes de Borá produzem curta-metragem inspirado em Iracema e conquistam 1º lugar regional

01/07/2025 - As gravações aconteceram no Balneário Municipal de Borá, no dia 15 de maio.


Estudantes de Borá produzem curta-metragem inspirado em Iracema e conquistam 1º lugar regional

Alunos da E.E. Dr. José de Souza, de Borá (SP), participaram com destaque do projeto estadual “Mediação e Linguagem – Se apaixone por uma obra em um minuto”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com um curta-metragem inspirado na obra “Iracema”, de José de Alencar.

Como parte das ações propostas pela SEDUC para o fortalecimento das Salas de Leitura em 2025, a escola estadual Dr. José de Souza, da cidade de Borá, aderiu ao projeto “Mediação e Linguagem – Se apaixone por uma obra em um minuto”, que desafiou os alunos do Ensino Médio a produzirem um curta-metragem inspirado em uma obra literária.

Sob orientação da professora Valdirene Marconato, articuladora da Sala de Leitura, os alunos escolheram o clássico “Iracema”, de José de Alencar, como obra base para o curta. O processo de produção envolveu uma intensa preparação nos períodos da manhã e tarde, com atividades desenvolvidas na própria Sala de Leitura. Os estudantes foram responsáveis por adaptar o roteiro, criar os figurinos, ensaiar as cenas e planejar cada etapa das filmagens.

As gravações aconteceram no Balneário Municipal de Borá, no dia 15 de maio, com acompanhamento dos professores Giseli Tomazini (Filosofia), Grazielle Aniceto de Souza Ferreira (Educação Especial), Valdirene Marconato (Sala de Leitura) e do professor de Artes, Nelson Marcelino da Silva, que também assinou a direção, captação de imagens, edição e finalização do curta.

“O trabalho dos alunos foi de extrema excelência. Demonstraram uma grande facilidade de compreensão das cenas, postura corporal e atenção à direção. Projetos como esse revelam talentos e dão ao aluno a oportunidade de alçar objetivos maiores. O incentivo ao audiovisual na escola é essencial para despertar o protagonismo juvenil e desenvolver múltiplas linguagens”, afirma o professor Nelson Silva.

O resultado foi um curta sensível e bem executado, com interpretação de Maria Clara Aparecida da Silva (3º EM) como Iracema, e José Sebastião da Silva Neto (2º EM) no papel de Martim. A trilha narrativa foi conduzida com a voz off de Benjamin Emanuel Mazieiro Venâncio da Cruz (2º EM), enquanto o figurino e a maquiagem ficaram sob responsabilidade de Ingridy Nicole Gonçalves dos Santos (3º EM).

O vídeo foi inscrito na Diretoria de Ensino da Região de Assis, onde recebeu o 1º lugar na etapa regional, sendo classificado para a fase de Polos, que reuniu trabalhos de diferentes cidades da região. Apesar de não ter avançado para a fase estadual, o projeto foi um marco na vida escolar dos alunos envolvidos, valorizando a arte, a literatura e o audiovisual como ferramentas pedagógicas.

“É gratificante ver como a arte pode transformar o ambiente escolar. A dedicação e envolvimento dos nossos alunos mostraram o quanto eles são capazes quando têm espaço para criar e se expressar”, reforça a professora Valdirene Marconato.

A produção do curta também contou com o apoio e a confiança da equipe gestora da escola, do Coordenador de Gestão Pedagógica e da professora Elisa dos Santos Prado, responsável pelo Programa Sala de Leitura na Diretoria de Ensino. A diretora Ivanara Paula dos Santos e os coordenadores pedagógicos Ruan Figueiró da Costa e Paula Conceição ofereceram total liberdade para a realização das filmagens e das atividades preparatórias, reconhecendo o valor educacional da proposta e confiando na competência dos professores responsáveis. Para a diretora Ivanara, projetos interdisciplinares são fundamentais para o desenvolvimento do protagonismo estudantil e contribuem para uma formação mais completa, criativa e crítica dos alunos.

Curta-metragem: Iracema

Adaptação livre da obra de José de Alencar Escola: E.E. Dr. José de Souza – Borá (SP) Diretoria de Ensino: Região de Assis Produção: Maio de 2025

Professores responsáveis: Valdirene Marconato, Nelson Silva, Giseli Tomazini, Grazielle Ferreira e Ruan Figueiró

Elenco e Equipe Técnica:

  • Maria Clara Aparecida da Silva (Atriz – 3º EM)
  • José Sebastião da Silva Neto (Ator – 1º EM)
  • Benjamin Emanuel Mazieiro Venâncio da Cruz (Voz Off – 1º EM)
  • Ingridy Nicole Gonçalves dos Santos (Figurino e Maquiagem – 3º EM)

Assista ao curta no YouTube:



MAIS NOTÍCIAS

Anvisa aprova primeiro medicamento de GLP-1 oral para obesidade

Wegovy só era disponível no Brasil em forma de caneta injetável

Homem é preso por perseguir adolescente após mãe da vítima segurá-lo no quintal de casa em Botucatu

Jovem já tinha medida protetiva contra o suspeito, que rondava a casa e a escola dela.

Pedestre morre após ser atropelado duas vezes em rodovia em Itápolis

Vítima já estava caída na pista quando foi atingida por um segundo veículo.

Novembro Roxo alerta para cuidados com prematuros após alta

Acompanhamento especializado é essencial ao desenvolvimento infantil.

Racismo e desigualdades afetam aprendizagem das crianças, diz estudo

Conclusão é baseada em resultado de avaliação da OCDE

Motociclista morre após bater na traseira de caminhão e atingir lateral de carro em Pardinho

Vítima, chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Músico paraguaçuense participa de mega encontro da música brasileira em Lima, no Peru

Tiago Abreu foi convidado a integrar o concerto pelo Centro Cultural da Universidad Peruana

Shake Point Paraguaçu traz inovação em bem-estar e suplementação Herbalife para Paraguaçu Paulista

Novo espaço Herbalife, no centro da cidade, é focado em nutrição equilibrada.

ANUNCIE DIVULGUE