Terça-Feira, 18 de Novembro Paraguaçu Paulista 25ºC - 18ºC veja mais

O Estado Democrático de Direito deve ser respeitado

26/06/2025 - Por João Antonio Bacca Filho


O Estado Democrático de Direito deve ser respeitado

O artigo 1º da Constituição Federal do Brasil de 1988 dispõe: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I – a soberania;

II – a cidadania;

III – a dignidade da pessoa humana;

IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V – o pluralismo político.

O Estado Democrático de Direito está constituído no Preâmbulo da Constituição Federal, assim quis os Constituintes, dar o direito e garantir a harmonia social, a soberania popular, o pluralismo político e o respeito à ordem constitucional.

Nesse sentido, o fato ocorrido em 08 de janeiro de 2023, compreende-se como um ato de subversão da ordem democrática, configurando afronta ao núcleo da Constituição Federal, eis que a finalidade naquele momento era provocar uma ruptura institucional, caracterizando, segundo a Lei Maior, crime contra o Estado Democrático.

Desse modo, os atos cometidos naquele dia são classificados como crimes inseridos nos incisos XLI, XLII, XLIII e XLIV do artigo 5º da Constituição Federal que reúne o núcleo dos Direitos e Garantias Fundamentais à pessoa humana, não sendo objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a separação dos poderes e dos direitos e garantias individuais, consoante dispõe o artigo 60, § 4º, III e IV da Constituição da República.

Portanto, os atos praticados por aquelas pessoas são graves e merecem represália pelo que se vê estabelecido nos incisos acima mencionados.

Observa-se que a Assembleia Nacional Constituinte veda a anistia ao delito do inciso XLIII, ficando evidente que a mesma proibição se aplica aos delitos mais severos imprescritíveis. A anistia ao que parece vem sendo debatida em todo país, no sentido de perdoar àqueles que praticaram os delitos em 08 de janeiro de 2023.

Ocorre que a proposta de anistia apresentada, de pronto vê-se uma contradição lógica insuperável entre o objeto pretendido e o próprio instituto da anistia, vez que as manifestações após a eleição de 30 de outubro de 2022, não são pelo resultado das urnas, mas sim o inconformismo pela derrota e do ódio dela gerado.

O mecanismo da anistia é a maneira de o Estado perdoar infrações já cometidas, mas não é automática nem ilimitada. Além disso, a aplicação da anistia deve ser condicionada à criação de uma lei específica que defina as situações em que o perdão será concedido.

Assim, criar anistia para a tentativa de golpe ao Estado Democrático de Direito representa, quanto ao seu conteúdo, uma grave inconstitucionalidade material.

 

BACCA FILHO, João Antonio

 

João Antonio Bacca Filho é graduado em Economia e em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM/FEESR), em Marília, SP. Possui especialização em Direito Constitucional pela mesma instituição, tendo também cursado créditos complementares na Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), na Argentina.



MAIS NOTÍCIAS

Câmara parabeniza alunos da escola SESI pela conquista de prêmio na Olimpíada Brasileira de Robótica

Moção do vereador Ricardo Rio foi entregue nesta segunda-feira, dia 17.

Fibra Vip - Internet confiável e de qualidade para sua casa ou empresa

A Fibra Vip fica na Rua Maria Paula Gambier Costa, nº 773, no Centro de Paraguaçu Paulista/SP

Polícia Civil recupera bicicletas motorizadas furtadas de galpão da Prefeitura em Pirapozinho

Servidores públicos constataram o furto dos veículos armazenados em depósito oficial.

Carreta carregada com 28 toneladas de manga tomba em rodovia de Marilia

Motorista sofreu ferimentos leves.

Câmara parabeniza as professoras Valdina e Valdineia por lançamento de revista pedagógica

A revista nasceu com o propósito de valorizar o trabalho docente e compartilhar experiências reais

Voluntária Ana Marta fala sobre trabalho da Associação de Apoio a Gestante Adolescente de Paraguaçu

A AFAGA é composta por voluntários e atende atualmente gestantes a partir de 12 anos de idades

Polícia Ambiental apreende mais de 100 kg de peixes pescados ilegalmente durante a Piracema

Grupo foi flagrado em trilha às margens de rio em Nantes, mas quatro suspeitos fugiram.

Praia no Interior: saiba como funciona a piscina de ondas do Eco Thermas Tupã

A pré-inauguração ocorreu no feriado da Proclamação da República

ANUNCIE DIVULGUE