Quinta-Feira, 04 de Dezembro Paraguaçu Paulista 35ºC - 21ºC veja mais

O Estado Democrático de Direito deve ser respeitado

26/06/2025 - Por João Antonio Bacca Filho


O Estado Democrático de Direito deve ser respeitado

O artigo 1º da Constituição Federal do Brasil de 1988 dispõe: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I – a soberania;

II – a cidadania;

III – a dignidade da pessoa humana;

IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V – o pluralismo político.

O Estado Democrático de Direito está constituído no Preâmbulo da Constituição Federal, assim quis os Constituintes, dar o direito e garantir a harmonia social, a soberania popular, o pluralismo político e o respeito à ordem constitucional.

Nesse sentido, o fato ocorrido em 08 de janeiro de 2023, compreende-se como um ato de subversão da ordem democrática, configurando afronta ao núcleo da Constituição Federal, eis que a finalidade naquele momento era provocar uma ruptura institucional, caracterizando, segundo a Lei Maior, crime contra o Estado Democrático.

Desse modo, os atos cometidos naquele dia são classificados como crimes inseridos nos incisos XLI, XLII, XLIII e XLIV do artigo 5º da Constituição Federal que reúne o núcleo dos Direitos e Garantias Fundamentais à pessoa humana, não sendo objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a separação dos poderes e dos direitos e garantias individuais, consoante dispõe o artigo 60, § 4º, III e IV da Constituição da República.

Portanto, os atos praticados por aquelas pessoas são graves e merecem represália pelo que se vê estabelecido nos incisos acima mencionados.

Observa-se que a Assembleia Nacional Constituinte veda a anistia ao delito do inciso XLIII, ficando evidente que a mesma proibição se aplica aos delitos mais severos imprescritíveis. A anistia ao que parece vem sendo debatida em todo país, no sentido de perdoar àqueles que praticaram os delitos em 08 de janeiro de 2023.

Ocorre que a proposta de anistia apresentada, de pronto vê-se uma contradição lógica insuperável entre o objeto pretendido e o próprio instituto da anistia, vez que as manifestações após a eleição de 30 de outubro de 2022, não são pelo resultado das urnas, mas sim o inconformismo pela derrota e do ódio dela gerado.

O mecanismo da anistia é a maneira de o Estado perdoar infrações já cometidas, mas não é automática nem ilimitada. Além disso, a aplicação da anistia deve ser condicionada à criação de uma lei específica que defina as situações em que o perdão será concedido.

Assim, criar anistia para a tentativa de golpe ao Estado Democrático de Direito representa, quanto ao seu conteúdo, uma grave inconstitucionalidade material.

 

BACCA FILHO, João Antonio

 

João Antonio Bacca Filho é graduado em Economia e em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM/FEESR), em Marília, SP. Possui especialização em Direito Constitucional pela mesma instituição, tendo também cursado créditos complementares na Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), na Argentina.



MAIS NOTÍCIAS

Crimes recentes mostram grave cenário de violência contra a mulher

Capital paulista bate recorde de feminicídio em 2025

CCJ da Câmara aprova fim da lei de alienação parental

Se não houver recursos, projeto segue para análise do Senado

Comissão adia votação da PEC que reduz jornada para 40h e mantém 6x1

Governo defende fim da escala 6x1 além de redução de jornada

Anvisa proíbe fabricação e venda de suplementos com ora-pro-nóbis

Prosatril, Erenobis e Óliver não podem ser comercializados

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado em R$ 8 milhões

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília

Polícia apreende drogas, dinheiro e moto furtada há 12 anos em ação contra tráfico em Ibirarema

Segundo denúncias; adolescentes eram usados para venda de entorpecentes

Carro atinge e arremessa menino que andava de bicicleta em Santa Cruz do Rio Pardo

Criança, de 5 anos, foi socorrida pelo Samu e levada à Santa Casa, sem ferimentos graves.

Polícia Civil fecha empresa de fundição clandestina com mais de 300 kg de cobre furtado em Ourinhos

Dono do imóvel foi preso em flagrante por receptação qualificada, crimes ambientais.

ANUNCIE DIVULGUE